(1,0)
Quando os valores individuais de um funcionário não se alinham aos valores essenciais da cultura da organização, é possível que ocorram as seguintes situações com o funcionário:I. ser expurgado ou ser demitido. II. ser perseguido por outros. III. conseguir mudar a organização. IV. a cultura tentar “formatá-lo”.Está correto o que se afirma APENAS em
A afirmação "Os funcionários fazem o que fazemos não o que dizemos", se aplicada à liderança, significa que
O psicólogo responsável pela gestão por competências foi solicitado a revisitar as atuais competências corporativas da organização. Ao planejar a atividade, o psicólogo decidiu utilizar uma abordagem estruturada, por amostragem, para levantar informações e percepções sobre as novas competências. As técnicas mais adequadas e consistentes para obter as informações fidedignas que precisa, são
Dois gerentes de áreas diferentes dentro de uma mesma diretoria criaram um conflito, entrando em rota de colisão, o que necessitou de interferência externa, na tentativa de solucionar a questão. O psicólogo foi solicitado a intervir e fazer um diagnóstico da situação. Para dar uma orientação precisa, o psicólogo deve
Conflitos interpessoais no trabalho possuem especificidades que podem torná-los difíceis de administrar. Identifique abaixo as características dos conflitos mais improdutivos entre dois colegas de trabalho
A organização solicitou ao psicólogo organizacional responsável pela educação corporativa para fazer um levantamento das principais premissas, características e forma de atuação de uma Universidade Corporativa a fim de avaliar as possibilidades de implantá-la na organização. Ao finalizar a pesquisa, deve obter a seguinte visão geral de como implementá-la com sucesso:
As organizações e o trabalho propiciam um ambiente psicossocial de relevância para o desenvolvimento dos funcionários. São impactos significativos do trabalho no que tange à construção da carreira:
Ao realizar o LNT − Levantamento de Necessidades de Treinamento, o psicólogo decide utilizar a melhor prática para obter sucesso, portanto, deve fazê-lo
Lideranças eficazes inspiram funcionários utilizando como forma de motivação, a construção de
Ao preparar o roteiro para realizar uma entrevista por competências, o psicólogo redigiu a seguinte pergunta: “O que você faria se tivesse um funcionário com desempenho abaixo do esperado?”. Levando-se em conta a principal premissa da entrevista por competências, a pergunta está:
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente.Diante da situação hipotética relatada, julgue o item abaixo.Na elaboração do projeto político-pedagógico, as escolas de ensino fundamental devem priorizar a dimensão do futuro, uma vez que sua tarefa primordial é a de preparar as crianças para a vida adulta.
Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue o item abaixo.A sobrecarga de trabalho pode ser vivenciada por uma pessoa que não tenha grande quantidade de trabalho para realizar, mas que deva realizar tarefa cujo grau de dificuldade seja superior a sua capacidade.
Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.Considerando o relato hipotético acima, julgue o item abaixo.O controle do uso de álcool na empresa por meio de testes bioquímicos pode ser justificado pelas características do trabalho realizado.
Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue o item abaixo.Considere que um gerente tenha assumido o comando de uma loja de departamentos e que as orientações para gerenciamento de sua equipe provenham de dois departamentos diferenciados e sejam muitas vezes divergentes. Nessa situação, a ambiguidade de papéis será vivenciada por esse gerente.
Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.Considerando o relato hipotético acima, julgue o item abaixo.O caso relatado mostra um exemplo em que o controle simbólico (embutido em valores, cultura e ideologia organizacional) se relaciona ao adoecimento no trabalho.
Recuperar senha