(1,0)
A alteração do segmento “Imagine uma situação na qual uma máquina identifica o rosto de um terrorista internacional [...]” (1º§) em relação à voz do verbo destacado apresenta-se da seguinte forma:
A compensação ortodôntica, ou o que alguns autores chamam de “camuflagem”, pode ser uma alternativa viável em alguns casos para evitar a realização de uma cirurgia ortognática. Em se tratando de um paciente com uma maloclusão esquelética, a compensação terá maior probabilidade de ser bem-sucedida quando o paciente apresentar
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, “toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28” da mesma lei. A situação será reavaliada em que período de tempo?
No Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 18-A diz que “a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. Marque a alternativa CORRETA. É considerado castigo físico quando há:
Schaffner e Buswell (1999) sinalizam que os princípios da inclusão devem ser aplicados a todos os alunos e delineiam os elementos fundamentais que contribuem para o sucesso de todos eles.Tendo como referência as ideias das autoras, são considerados elementos fundamentais para a criação de uma escola inclusiva de qualidade, exceto:
A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. De acordo com essa Lei, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A educação abrange, em sua totalidade, os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar e nas instituições de ensino e pesquisa.
( ) Entre os princípios do ensino a serem ministrados estão a valorização da experiência extraescolar e a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é facultativo e está incluso nos temas transversais.
( ) Cabe às instituições de ensino notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentam quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.
Assinale a sequência correta.
Instituída no ano de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que se aplica à educação escolar.
Sobre a BNCC, assinale a alternativa incorreta.
Analise os trechos a seguir.“No Brasil, de acordo com os dados do Centro de Inteligência em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a área plantada com orgânicos chega a 750 mil hectares. O país ocupa a 12ª posição entre os principais produtores e o quinto lugar entre os países emergentes, atrás do Uruguai e da Argentina [...]” CARTA CAPITAL. Os frutos da Reforma Agrária. 20 de junho de 2018. p. 31.“[...] Projeto de Lei nº. 6.299, de 2002, chamado ‘Pacote do Veneno’, [está] em discussão na comissão especial da Câmara dos Deputados [...] O colegiado que vai decidir se o texto segue para a votação em plenário é composto de 26 deputados, dos quais 20 fazem parte da bancada ruralista, ligados ao lobby da indústria de agrotóxicos. Além de pequenas firulas, como mudar a expressão ‘agrotóxico’ por ‘defensivos fitossanitários’, o projeto regulamenta o uso de novos venenos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente [...]” CARTA CAPITAL. Os frutos da Reforma Agrária. 20 de junho de 2018. p. 31.Com relação à produção agrícola no Brasil, a leitura dos dois trechos permite prever que
Analise os trechos a seguir. “Verificamos que 123 municípios mais violentos do país concentram 50% dos homicídios brasileiros. E, como é muito difícil mudar o Brasil de uma hora para outra, isso indica que, a despeito de uma política universal é preciso pensar em ações territoriais nessas cidades. [...] Ou seja, concentrando as atenções nessas comunidades, podemos mudar seu quadro e do país.”Cidades mais pacíficas têm menos pobreza e desemprego. In: O Tempo. 16 de junho de 2016. p. 16.“O relatório (Atlas da Violência 2018: Retrato dos Municípios – IPEA) mostra que as dez cidades com maiores taxas de assassinatos no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas. Nas cidades com menos mortes, 6,2% das crianças são pobres, percentual que sobe para 25,3% nas cidades mais violentas. Onde há paz, apenas 0,5% mora em domicílios sem água encanada nem esgoto adequados; onde há violência, são 5,9%.” Cidades mais pacíficas têm menos pobreza e desemprego. In: O Tempo. 16 de junho de 2016. p. 16. De acordo com os dois trechos da reportagem, um possível encaminhamento com vistas à redução de assassinatos no Brasil seria
A dengue, a zica e a chikungunya são doenças que representam sério problema de saúde pública no Brasil. Sobre essas doenças e sua prevenção, é correto afirmar:
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Sobre esses biomas, é correto afirmar:
Uma planta, de modo geral, é um eucarioto fotossintetizante que usa as clorofilas a e b, armazena carboidratos na forma de amido e se desenvolve a partir de um embrião protegido por tecidos da planta parental. Com relação à diversidade vegetal, assinale a alternativa correta.
Com a situação de pandemia, provocada pela covid-19, vários setores da sociedade tiveram de se adequar à nova realidade, entre eles a escola. Muitas instituições passaram a ofertar o ensino por meio da modalidade não presencial, a educação a distância (EAD). A esse respeito, julgue o item seguinte. A capacitação docente para lidar com ferramentas tecnológicas é um dos grandes limitadores da EAD no Brasil.
Com a situação de pandemia, provocada pela covid-19, vários setores da sociedade tiveram de se adequar à nova realidade, entre eles a escola. Muitas instituições passaram a ofertar o ensino por meio da modalidade não presencial, a educação a distância (EAD). A esse respeito, julgue o item seguinte. As desigualdades sociais impactam diretamente na qualidade da EAD.
Julgue o próximo item, acerca da metodologia de projetos e interdisciplinaridade. A abordagem interdisciplinar não visa eliminar as atividades disciplinares.
Recuperar senha