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Categoria: DETRAN x
#228491
Concurso
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(1,0)

Com relação aos principais controles semafóricos em tempo real, analise as alternativas a seguir:

I. No sistema SCOOT, os laços detectores monitoram todas as vias que concorrem aos semáforos controlados.

II. No sistema SCATS, os tempos semafóricos são controlados em função da demanda de tráfego e da capacidade do sistema.

III. O sistema ITACA é semelhante ao sistema SCOOT, porém, no sistema ITACA, o processo de identificação do congestionamento é feito através de um padrão de ocupação do detector.

Assinale:

#228490
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DETRAN-MA
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(1,0)

Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,

#228489
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(1,0)

Com relação aos parâmetros que influenciam o tempo de percepção e reação (TPR ou PIEV), analise as afirmativas a seguir:

I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15° a 20°.

II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.

III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.

Assinale:

#228488
Concurso
DETRAN-MA
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(1,0)

O respeito ao pedestre e aos ciclistas é princípio fundamental de educação e de segurança no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro classifica como gravíssima a infração de deixar de dar preferência de passagem a pedestre (e/ou a veículo não motorizado) nos seguintes casos:

I. Que se encontre na faixa a ele destinada.

II. Que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.

III. Portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes.

Assinale:

#228487
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DETRAN-MA
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(1,0)

Avalie as infrações a seguir.

I. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes.

II. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem.

III. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, gramados e jardins públicos.

Assinale:

#228486
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DETRAN-MT
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(1,0)

Tomando-se em conta a competência da Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Realizar patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e o de terceiros.

( ) Aplicar e arrecadar as multas impostas por infrações de trânsito, as medidas administrativas decorrentes e os valores provenientes de estada e remoção de veículos, objetos, animais e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas.

( ) Encaminhar à Polícia Federal estudos sobre acidentes de trânsito para elaboração de dados estatísticos.

( ) Dar apoio, quando solicitado, às ações específicas dos órgãos ambientais.

Assinale a sequência correta.

#228485
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(1,0)

A respeito das competências do órgão máximo executivo de trânsito da União, considere:

I - Delegar aos CETRAN o estabelecimento de procedimentos sobre a aprendizagem e habilitação de condutores de veículos, a expedição de documentos de condutores, de registro e licenciamento de veículos.

II - Organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

III - Delegar ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE) a administração do fundo de âmbito nacional destinado à segurança e à educação de trânsito.

IV - Apurar, prevenir e reprimir a prática de atos de improbidade contra a fé pública, o patrimônio, ou a administração pública ou privada, referentes à segurança do trânsito.

São competências desse órgão:

#228484
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(1,0)

Em relação aos Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRAN), é correto afirmar:

#228483
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(1,0)

Considere os seguintes órgãos e entidades:

I - Autoridade portuária, mesmo que não celebre quaisquer tipos de convênio e independentemente da interveniência dos Estados.

II - Polícia Civil.

III - Juntas Administrativas de Recursos e Infrações (JARI).

IV - Polícia Rodoviária Federal.

Compõem o Sistema Nacional de Trânsito:

#228482
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(1,0)

Sobre o Sistema Nacional de Trânsito, é correto afirmar:

#228481
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(1,0)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT) é uma Autarquia integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Atento às disposições legais acerca de sua estrutura organizacional básica e setorial, bem como à distribuição de competências, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Advocacia Geral do DETRAN/MT

2 - Coordenadoria de Gestão de Pessoas

3 - Coordenadoria de Exames

4 - Gerência do Sistema Nacional de Gravame

5 - Gerência de Defesa de Autuação

( ) Autorizar o cancelamento de restrições financeiras, tais como arrendamentos e alienações fiduciárias em relação a veículos arrematados em leilão realizado pela autarquia estadual.

( ) Identificar, avaliar, propor e participar da realização de concursos públicos.

( ) Analisar e emitir parecer sobre os processos de defesa prévia de infração de trânsito.

( ) Emitir credenciais para estacionamento destinado a deficientes físicos e idosos, aos cidadãos residentes em município no qual não há Secretaria Municipal de Trânsito.

( ) Promover o exame prévio dos convênios eventualmente celebrados, inerentes à atividade da Autarquia.

Marque a sequência correta.

#228480
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DETRAN-MT
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(1,0)

Nos termos do fixado pelo Regimento Interno do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, constitui atribuição básica de seu Presidente:

#228479
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DETRAN-MT
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(1,0)

A Administração do DETRAN-MT pautará suas ações pelas disposições contidas no ordenamento jurídico, em especial o Código de Trânsito Brasileiro, bem como pelos princípios expressos na Lei Complementar N.º 537, de 30 de abril de 2014, dentre os quais NÃO se inclui:

#228478
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DETRAN-MT
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(1,0)

A Lei Complementar N.º 505, de 06 de setembro de 2013, ao reestruturar a carreira dos profissionais do serviço de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, estabeleceu normas gerais acerca da jornada de trabalho e do sistema remuneratório dos servidores. Atento a isso, assinale a afirmativa que NÃO se enquadra em referida disciplina legal.

#228477
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DETRAN-MT
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(1,0)

Um cidadão, portando toda a documentação exigida em lei, se dirige a um dos Núcleos de Atendimento do DETRAN/MT para solicitar a renovação de sua Carteira Nacional de Habilitação. O servidor público encarregado do atendimento naquele setor, de forma deliberada, o ignora por mais de quarenta minutos, ocasionando formação de longa fila. Ao ser interpelado, esse servidor profere inúmeros xingamentos, tratando mal os contribuintes que aguardam a solução de questões burocráticas de competência daquela autarquia.

Segundo previsão expressa do Código de Ética Funcional dos Servidores Públicos Civis do Estado de Mato Grosso, a conduta descrita constitui