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#250725
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Logística e Transporte Marítimo
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O ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir.

1 – Inspeção da peça
2 – Remoção do excesso de penetrante
3 – Preparação e limpeza da superfície
4 – Aplicação do líquido penetrante
5 – Aplicação do revelador

A ordem sequencial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é:

#250724
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Logística e Transporte Marítimo
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Segundo a Lei no 9.432, de 8 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação estrangeira por viagem ou por tempo para operar no transporte de mercadorias, na navegação de cabotagem,

#250723
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Logística e Transporte Marítimo
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O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,

#250722
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Logística e Transporte Marítimo
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Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir
I – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas. Está correto o que se afirma em

#250721
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Logística e Transporte Marítimo
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Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o

#250720
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Estruturas Oceânicas
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O conceito de velocidade de grupo, no estudo de ondas do mar, permite mostrar que é com essa velocidade que a energia de ondas se propaga. A partir da relação de dispersão de ondas de gravidade, pode-se determinar que, para ondas se propagando em grandes profundidades, a razão entre a velocidade com que o grupo de ondas se propaga e a velocidade de fase das ondas que o compõem vale

#250719
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Estruturas Oceânicas
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Considere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores.
I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C.
II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento.
III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis.

É correto o que se afirma em

#250718
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Estruturas Oceânicas
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Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

#250717
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Estruturas Oceânicas
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Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.
I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.
II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.
III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de ?utuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.

Está correto o que se afirma em

#250716
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Estruturas Oceânicas
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Pode-se dividir as regiões marinhas de acordo com a capacidade de penetração da luz. Em relação a esta divisão é possível afirmar que:

#250715
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Arquitetura Naval
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Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.

#250714
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Arquitetura Naval
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Julgue o item abaixo.

Um escoamento potencial plano retilíneo acelerado incide sobre um dipolo. A intensidade do dipolo varia proporcionalmente à aceleração do escoamento incidente. Desta superposição forma-se uma linha circular fechada. Considerando que este resultado representa o escoamento em torno de um círculo é correto dizer que a força atuante sobre este círculo é igual a quatro vezes o produto entre a aceleração do escoamento incidente e o valor da massa fluida deslocada pela presença do círculo.

#250713
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Arquitetura Naval
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Certo/Errado
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Acerca da estabilidade de estruturas e de embarcações, julgue o item a seguir.

O teste de inclinação deve ser realizado para a determinação da posição vertical do centro de gravidade de uma embarcação em sua condição leve. Em relação ao carregamento, os objetos que não fazem parte do equipamento fixo da embarcação, devem ser retirados ao máximo.

#250712
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Arquitetura Naval
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Certo/Errado
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Acerca da estabilidade de estruturas e de embarcações, julgue o item a seguir.

O efeito de superfície livre considera a movimentação de uma massa fluida dentro de um tanque quando a embarcação sofre uma inclinação. Para considerarmos seu efeito na estabilidade inicial, fazemos uso de uma expressão que relaciona a inércia transversal da superfície livre do tanque, o peso específico e o volume do fluido no interior do tanque. O efeito de mais de um tanque com superfície livre é obtido pela soma da contribuição individual de cada tanque.

#250711
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Arquitetura Naval
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Certo/Errado
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Acerca da estabilidade de estruturas e de embarcações, julgue o item a seguir.

As propriedades hidrostáticas relacionam as características geométricas da parte submersa do casco com o calado da embarcação sem considerações de trim e banda.