(1,0)
Leia o texto para responder à questão 03.,
O texto é uma receita e, por isso, quem vai segui-la não pode alterar seus passos. Na ordem dos ingredientes para o preparo do molho francês,
O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, caracteriza-se como obra do gênero lírico porque apresenta
No romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, Hermano joga futebol na adolescência. Dentre os motivos que o levavam a praticar esse esporte, o que mais se destaca é
Leia o trecho abaixo, retirado do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No contexto desse trecho, a palavra romântico, em relação a babão, constitui
O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, reúne um grande número de poemas em que há uma relação de linguagem ou de referência entre a poesia e outras artes. Além do cinema, tais artes são
O que aproxima Oliveira, protagonista do conto Livro dos homens, contido no obra homônima de Ronaldo Correia de Brito, e Hermano, protagonista do romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, é a
Leia o trecho abaixo.
No trecho do conto Qohélet, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, as referências ao espaço geográfico e à atividade econômica do setor primário são empregadas para
Como comédia de costumes, a respeito da sociedade da época, O demônio familiar, de José de Alencar,
Nos contos da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, há o predomínio de
Memórias de um sargento de milícias é um romance cuja narrativa se refere ao início do “tempo do rei”, quer dizer, o período joanino. No entanto, o romance foi escrito e publicado durante a fase final desse tempo, ou seja, durante o 2º. Reinado. Por isso, Memórias de um sargento de milícias contém elementos de uma sociedade
A enchente é um fenômeno do regime dos rios, que decorre do ciclo da água. No conto O que veio de longe, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, esse fenômeno é representado no processo composicional para
Leia o seguinte trecho do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No romance, a comadre é uma personagem que foge aos moldes românticos femininos por sua perspicácia e pela prática de arranjos. O “importante papel” a que o narrador se refere, para o desfecho da narrativa, foi o fato de a comadre ter
Um dos motores essenciais do riso na comédia é o quiproquó, situação na qual equívocos, mentiras, trocas de objetos ou de pessoas acabam por gerar confusões que alimentam o conflito dramático. Logo nas primeiras cenas de O demônio familiar, de José de Alencar, há referência a um quiproquó, instaurado quando Pedro
No romance A Confissão, de Flávio Carneiro, o protagonista afirma que o tempo “já não se resolve mais do modo normal” (p. 11). Na narração dos eventos que compõem o enredo desse romance, observa-se
Leia o fragmento do relato do viajante Johann Emanuel Pohl, que recolheu impressões do Brasil no início do século XIX.
O relato de viagem transcrito, tomado como fonte pela História, e a representação ficcional sobre o Rio de Janei- ro da época de D. João VI, no romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, produzem discursos
Recuperar senha