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#121400
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(1,0)

As colunas abaixo dizem respeito à organização da produção na agricultura brasileira. Faça as correlações entre as colunas A e B e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.

#121399
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(1,0)

Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:

#121398
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Tendo como referência a tabela acima sobre a questão agrária no Brasil, analise as proposições e, em seguida, faça o que se pede.

I. No Brasil, existe uma política de “assentamento rural” e não uma política de “reforma agrária”.

II. Observa-se um aumento dos assentamentos rurais, comparando-se os dois períodos: 1964 a 1994 e 1995 a 2002.

III. A questão agrária está longe de ser resolvida, pelo fato de que se estima um número de 4,5 milhões de famílias ainda sem terras.

IV. A distribuição espacial dos assentamentos concentra-se na Região Norte, na qual predominam as terras públicas.

V. Os assentamentos por si só não indicam que o Brasil está realizando ou implantando uma reforma agrária

Assinale a alternativa que contém somente proposições com dados da tabela:

    #121397
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    (1,0)

    Sejam A e B matrizes quadradas de ordem n. Considere as afirmações:

    (I) det(2A) = 2n det(A)

    (II) det(A + B) = det(A) + det(B)

    (III) det(AB) = det(A)det(B)

    (IV) det(A3 ) = 3det(A)

    Assinale a alternativa CORRETA.

    #121396
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    (1,0)

    Se y = |x| 2 – 5 |x| + 6, a afirmativa CORRETA é:

    #121395
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    (1,0)

    Em 1787, um professor, para manter a classe ocupada, mandou que os alunos somassem todos os números inteiros de 1 até 100. Quase imediatamente um aluno de 10 anos, Gauss (mais tarde denominado o príncipe dos matemáticos), respondeu 5050. A idéia genial de sua solução foi:

    Usando a mesma idéia, a soma



    é igual a:

    #121394
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    (1,0)

    Conhecendo-se as equações das retas



    : y = x + 5

    : y = – √3 x + 12



    o valor do ângulo α é:

    #121393
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    (1,0)

    Um automóvel flex, que funciona com álcool e gasolina misturados em qualquer proporção, está com meio tanque de combustível, com uma mistura de álcool e gasolina na proporção de 3:7. O motorista, então, completa o tanque colocando o restante com uma mistura de álcool e gasolina na proporção de 3:5. A proporção final de álcool e gasolina no tanque cheio é de:

    #121392
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    (1,0)

    O cálculo do valor da área entre o gráfico de funções e o eixo x é obtido pelo uso de um conceito bastante sofisticado em Matemática avançada, que é a integral definida. Já um cálculo aproximado de tais áreas pode ser feito de forma bastante elementar, cobrindo-se as áreas por retângulos como na figura abaixo e somando as áreas desses retângulos. Pode-se afirmar que a área A abaixo do gráfico de f(x) = x 2 entre x = 0 e x = 1 satisfaz:

    #121391
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    (1,0)

    Um rapaz esqueceu o último dígito do telefone da namorada e resolveu tentar falar com ela, escolhendo ao acaso o último dígito. Se ele está em um telefone público e só tem duas unidades de crédito no seu cartão telefônico, qual é a probabilidade de que ele consiga falar com a namorada?

    #121390
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    (1,0)

    Uma esfera de raio 5 cm e um cilindro de raio 5 cm e altura 10 cm estão ambos sobre um plano α (figura I). Seja ß um plano, paralelo a α e a uma distância de 5 cm de α (figura II), que intercepta os dois sólidos. O valor da soma das áreas de intersecção de ß com ambos os sólidos é:

    #121329
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    (1,0)

    A idéia expressa no trecho “Mas a vida vai mostrando que não se pode excluir uma terceira via, aquilo que a filosofia chama de ‘terceiro excluído’” (linhas 28 e 29) tem correspondência com o seguinte fragmento do texto:

    #121328
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    (1,0)

    Considerando o emprego de aspectos de coesão na estruturação do período, no trecho “E quanto mais definia o que era loucura, mais loucos descobria.” (linha 7), os conectores grifados estabelecem, entre os segmentos do período, relações de

    #121327
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    (1,0)

    O significado do trecho “Machado tenta sempre mostrar os diversos pontos de vista das questões, fugindo de afirmações absolutas.” (linhas 29 e 30) sintetiza-se na seguinte alternativa:

    #121326
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    (1,0)

    A resposta ao questionamento “O copo com água pela metade: está meio cheio, ou meio vazio?” está expressa na seguinte alternativa: