(1,0)
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de contradição.
A negação da proposição “A prova está difícil ou o concurso deverá ser adiado” é:
Maria, João, Carlos e Antônio têm 45, 52, 13 e 34 anos, respectivamente. A média aritmética simples das idades de Maria, João, Carlos e Antônio é:
O volume total de um cilindro circular reto cuja medida do raio da base seja 4 e sua altura seja 7 é:
As raízes da equação do segundo grau 3x2 - 21x + 30 = 0 são:
No segundo quadrinho, Mafalda inicia sua fala com o verbo “apostar”. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dessa palavra.
Considerando o primeiro quadrinho, tem-se a ocorrência da palavra “que” três vezes. Analise as assertivas abaixo a respeito dessas ocorrências e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na primeira ocorrência, a palavra “que” é empregada como conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada.
( ) Em sua segunda ocorrência, a palavra “que” é empregada como um pronome relativo, introduzindo uma oração subordinada adjetiva.
( ) Em sua terceira ocorrência, a palavra “que” indica sentido de proporção, introduzindo uma oração subordinada adverbial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando os quadrinhos do cartunista argentino Quino, analise as assertivas a seguir:
I. Mafalda apresenta uma perspectiva mais crítica e reflexiva acerca da humanidade do que seu amigo, que faz apenas um comentário eventual.
II. Mafalda deixa implícito, no segundo quadrinho, que o mundo não está satisfeito com a forma como as pessoas estão agindo.
III. O amigo de Mafalda, por conhecer bem a amiga, acha seu comentário engraçado, o que se percebe por sua expressão no segundo quadrinho.
Quais estão corretas?
Analise a estrutura da fala do pai: “Rede social (1) aqui (2) em casa (3) é (4) outra coisa(5)”. Assinale a alternativa que indica o termo que se classifica como predicativo do sujeito nesta oração:
No quadrinho apresentado, o efeito humorístico se constrói a partir do uso da palavra “rede”, artefato feito de tecido resistente no qual as pessoas se deitam, e de sua relação com a palavra “rede”, sistemas de computadores interligados entre si. Podemos dizer que a segunda palavra, em relação à primeira, é:
Analisando as relações entre os Textos 1 e 2, analise as assertivas a seguir:
I. O Texto 1 e o Texto 2 são antagônicos, na medida em que o Texto 1 apoia o uso das redes sociais e o Texto 2 o critica.
II. O Texto 1 e o Texto 2 são complementares, uma vez que ambos criticam de forma direta, através de expressões verbais, o uso das redes sociais.
III. O Texto 1 faz uma crítica aberta ao uso ostensivo das redes sociais, ao passo que o Texto 2 faz uma alusão crítica e bem-humorada ao seu uso.
Na linha 16, temos a expressão “que anuncia tudo ser possível”. Assinale a alternativa que explica corretamente a função de sentido dessa expressão no texto, bem como sua equivalência com termos sintáticos.
Na linha 22, o nexo linguístico “portanto” introduz a ideia de _______________, e poderia ser corretamente substituído por _______________, desde que ___________ alterações no período a fim de que se mantenham as relações de correção gramatical e de sentido do texto.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 05, 06 e 08 (duas ocorrências):
Analise as assertivas a seguir acerca do exposto no texto:
I. Ao longo do texto, a autora critica a exposição desnecessária e a busca por algo parecido com a fama, medido através das respostas dos seguidores em redes sociais.
II. Para a autora, se uma experiência de vida não for registrada em fotos e postada nas redes sociais, ela não tem verdadeiro valor pessoal.
III. A autora considera que, no mundo atual, as pessoas se entregam demais a sentimentos negativos e agradecem pouco pelo que têm, sendo que, na verdade, devemos buscar estarmos sempre bem e em paz com nossa vida.
Recuperar senha