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Cargo: Professor de Educação Básica dos anos iniciais x
#264347
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Professor de Educação Básica dos anos iniciais
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(1,0)

A respeito dos métodos de alfabetização mais disseminados no Brasil, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Métodos predominantemente sintéticos. (2) Métodos predominantemente analíticos.

( ) O ensino da leitura deve ser iniciado pelo todo, para depois se proceder ao estudo de suas partes constitutivas.
( ) Palavração, sentenciação, historieta e global de contos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado com a apresentação das letras e de seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.

#264346
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(1,0)

Para superar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma avaliação sistemática e com diferentes finalidades. Sobre as práticas avaliativas que visam priorizar os aspectos qualitativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar os itens abaixo:

I. Permitem que os professores comparem os saberes alcançados pelos estudantes em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
II. É dispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino-aprendizagem.
III. Devem ser processuais, participativas, formativas, cumulativas, diagnósticas e, portanto, redimensionadoras da ação pedagógica.

Está(ão) CORRETO(S):

#264345
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(1,0)

Nos primeiros anos escolares, é essencial propor aos estudantes situações de leitura e escrita em diversos momentos. Considerando-se as situações de aprendizagem da leitura e da produção de textos no âmbito escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) É necessário pôr à disposição dos estudantes materiais escritos variados, assim como ler para eles muitos e bons textos, para que tenham a oportunidade de conhecer diversos gêneros.
( ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
( ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos e a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto.
( ) No primeiro ciclo da escolarização, deve-se apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros (mais acessíveis à leitura) e reservar outros para o segundo ciclo.

#264344
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(1,0)

O princípio alfabético é uma das habilidades básicas que compõem o processo de alfabetização. Sobre o princípio alfabético, analisar os itens abaixo:

I. O nível silábico-alfabético representa que o estudante se apropriou do princípio alfabético, sendo capaz de fonetizar a escrita.
II. A consciência lexical é um dos níveis de consciência fonológica e é necessária para que o estudante desenvolva o princípio alfabético.
III. A consciência semântica, um dos níveis da consciência fonológica, avança à medida que a professora atua nas zonas de desenvolvimento proximal, resultando, portanto, na relação do conteúdo com o contexto e na apropriação do princípio alfabético.
IV. As escritas espontâneas devem ser propostas a partir do momento em que o estudante já adquiriu o nível de conceitualização de escrita adequado para a atuação em sua zona de desenvolvimento proximal (silábico-alfabético).

Está(ão) CORRETO(S):

#264343
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(1,0)

O trabalho no campo da oralidade pressupõe uma escuta e um olhar apurados por parte do professor, tanto na aula quanto na condução das atividades didáticas. Sendo assim, é imperioso que o professor desenvolva:

I. Uma atitude mais intervencionista e menos observadora da produção discursiva oral de seus alunos, utilizando-se de instrumentos avaliativos mais gerais e de momento de produção discursiva.
II. Uma metodologia de apresentação de conteúdos que de fato permita a emergência de questionamentos e comentários por parte dos alunos sobre os conteúdos apresentados.
III. Estratégias didáticas que levem os alunos a refletir sobre suas práticas de linguagem e sobre suas atitudes em relação às práticas de linguagem dos outros.

Está(ão) CORRETO(S):

#251252
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(1,0)

Considere o seguinte texto:

Profissionais que trabalham na educação e no âmbito das políticas sociais voltadas à infância enfrentam imensos desafios: questões relativas à situação política e econômica e à pobreza das nossas populações, questões de natureza urbana e social, problemas específicos do campo educacional que, cada vez mais, assumem proporções graves e têm implicações sérias, exigindo respostas firmes e rápidas, nunca fáceis. Vivemos o paradoxo de possuir um conhecimento teórico complexo sobre a infância e de ter muita dificuldade de lidar com populações infantis e juvenis. Refletir sobre esses paradoxos e sobre a infância, hoje, é condição para planejar o trabalho na creche e na escola e para implementar o currículo. Como as pessoas percebem as crianças? Qual é o papel social da infância na sociedade atual? Que valor é atribuído à criança por pessoas de diferentes classes e grupos sociais? Qual é o significado de ser criança nas diferentes culturas? Como trabalhar com as crianças de maneira que sejam considerados seu contexto de origem, seu desenvolvimento e o acesso aos conhecimentos, direito social de todos? Como assegurar que a educação cumpra seu papel social diante da heterogeneidade das populações infantis e das contradições da sociedade?

(KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: PAGEL, Sandra Denise & NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro (orgs.) Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).

A inclusão das crianças de 6 anos no ensino fundamental, mediante o estabelecimento do ensino fundamental de 9 anos, ainda hoje é processo desafiador para a escola e para o professor. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

#251251
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Em 2017, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento de caráter normativo definidor do conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das modalidades e etapas da educação básica. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

#251250
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(1,0)

A implementação do ensino fundamental de 9 anos requereu, por parte dos sistemas de ensino, uma série de adequações de normas e organização curricular das escolas brasileiras. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

#251249
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(1,0)

O Plano Nacional de Educação foi aprovado em 2014, com a vigência de dez anos, a partir da data de sua publicação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

#251248
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(1,0)

No ano de 2021, o Conselho Nacional de Educação instituiu Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.