(1,0)
Considerando o contexto nacional do uso da LIBRAS e o disposto na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, assinale a opção correta.
Considerando os direitos linguísticos adquiridos pela comunidade surda nos últimos anos, nos quais se incluem os previstos na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, julgue os itens a seguir.I Usar a língua de sinais como forma de comunicação é direito do surdo sinalizante.II É direito do surdo, como forma de acessibilidade, solicitar o profissional intérprete da LIBRAS.III A LIBRAS é uma língua com estrutura e gramática próprias. IV Estudar em um ambiente bilíngue é direito do surdo.Assinale a opção correta.
De acordo com o documento publicado pelo Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos do Ministério da Educação, em 2004, “a fonologia é organizada em um número restringido de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos, juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções, são as unidades menores que formam as palavras”. Dadas as informações precedentes, é correto afirmar que a modalidade de comunicação da LIBRAS e a da língua portuguesa são, respectivamente,
Considerando os conceitos de cultura e identidade surda, julgue os itens a seguir.I O movimento pela identidade surda tem promovido espaços igualitários para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades.II O termo “surdo” identifica a formação de um grupo com características linguísticas, cognitivas e culturais específicas.III A busca por uma identidade surda consiste em um movimento político de pessoas surdas em relação ao uso da língua de sinais e ao direito à utilização de implante coclear.IV Na manifestação da cultura, o orgulho de ter identidade surda é um ato político.V A identidade surda está associada à legitimação da diferença linguística e cultural de um grupo.Estão certos apenas os itens
Em relação às metodologias específicas utilizadas no ensino de surdos, julgue os itens a seguir.I No oralismo, a atenção se concentra na língua de sinais, e não na fala, pois a pessoa surda não é vista como deficiente, mas como diferente. Assim a LIBRAS deve ser ensinada, desde a infância, como primeira língua.II Comunicação total é um método flexível, que faz uso de meios de comunicação oral e gestual e de todo e qualquer método de comunicação (palavras, símbolos, mímicas, sinais).III O bilinguismo permite o acesso, pela criança, da forma mais precocemente possível, a duas línguas: a LIBRAS (primeira linguaL1) e a língua portuguesa (segunda língua-L2) na modalidade escrita.Assinale a opção correta.
Os ativos encontrados nos portos são convencionalmente classificados como infraestrutura — acessos marítimos e terrestres, estruturas de proteção e atracação, etc. — e superestrutura — estruturas de armazenagem, equipamentos como guindastes, carregadores de navios. A respeito dos aspectos relativos à engenharia portuária, julgue o item subsecutivo.
Um berço de atracação é uma estrutura localizada no espaço aquático para a realização de manobras de embarcações, estando posicionado em região próxima ao cais ou píer.
Os molhes, estruturas de proteção comumente encontradas em portos, são dimensionados para resistir ao impacto de ondas, e uma de suas extremidades fica em contato com a terra.
As obras de dragagem e derrocamento para aprofundamento de canais de acesso visam capacitar os portos para o atendimento das embarcações que os frequentam, as quais, por sua vez, têm tido calados cada vez maiores devido à demanda crescente do comércio internacional.
Para o dimensionamento de profundidades de projeto em obras de dragagem, é considerado, além do calado máximo da embarcação de projeto, o pé de piloto, isto é, a folga adicional de segurança necessária resultante, entre outros motivos, da ação de ondas sobre a embarcação.
A capacidade dinâmica de um conjunto de silos em uma instalação portuária é corretamente definida como a quantidade de carga que pode ser movimentada nessa estrutura em um determinado período de tempo.
A respeito dos ensaios não destrutivos, julgue o item que se segue. Os ensaios por inspeção visual são técnicas relativamente simples que consistem na observação visual do produto ou peça sem a utilização de qualquer equipamento e são usados para detectar não somente falhas na superfície ou distorções na estrutura, mas também o grau de acabamento de uma peça.
A respeito dos ensaios não destrutivos, julgue o item que se segue. Para a obtenção de imagens bem definidas em um ensaio radiográfico por raios X, é necessário que o diâmetro da fonte emissora de radiação seja o menor possível e que a fonte emissora e o filme radiográfico estejam posicionados o mais próximo possível do material objeto do ensaio.
A respeito dos ensaios não destrutivos, julgue o item que se segue. O ensaio por líquido penetrante com a utilização de penetrante fluorescente é indicado para a detecção de trincas superficiais ou descontinuidades internas em materiais sólidos de alta porosidade.
A respeito dos ensaios não destrutivos, julgue o item que se segue. Em se tratando de ensaios por partículas magnéticas, a magnetização circular pode ser realizada colocando-se a peça a ser ensaiada dentro de uma bobina do tipo solenoide, enquanto a magnetização longitudinal pode ser obtida pela passagem de uma corrente elétrica através da peça.
A respeito dos ensaios não destrutivos, julgue o item que se segue. Nos métodos de ensaio por ultrassom — método de transparência e método de reflexão —, quanto maior a frequência de vibração, menor será o tamanho do defeito possível de ser detectado.
Recuperar senha