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A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue o item a seguir.
Considera-se a LDB absolutamente original no que se refere às disposições sobre a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, visto que tais disposições introduziram o conceito de gestão democrática na educação pública
A participação comunitária na gestão da escola tem valor educativo, visto que propicia a formação de sujeitos aptos a assenhorarem-se do próprio destino
Inexiste definição clara do que seja a gestão democrática do ensino público, uma vez que cabe a cada sistema de ensino definir a forma de implementá-la
A opinião dos pais sobre calendário escolar mediante consulta da escola é considerada pseudoparticipação
Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação
A prática da gestão democrática, a existência de conselhos escolares e a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública constituem uma forma de participação democrática radical
Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem
Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários
Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global
O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue o item seguinte, relativo à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas
O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho
No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista
O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova
O primeiro período da história da educação no Brasil, de 1549 a 1759, não pode ser considerado homogêneo quanto à educação e quanto ao modelo econômico
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