(1,0)
A pesquisa de que trata o texto indica que
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue o próximo item, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado
A pesquisa participante inscreve-se em um movimento de questionamento da realidade social latino-americana que surgiu na década de 60 do século passado como questionamento do predomínio do positivismo nas práticas das ciências sociais
Entre as modalidades de pesquisa participativa, destacam-se a pesquisa-ação, a autoinvestigação e o levantamento participativo
De acordo com a concepção da pesquisa do tipo participante, deve-se abordar a escola apenas quanto a seus componentes internos
A pesquisa participante caracteriza-se pela ausência de neutralidade do pesquisador, por constituir-se em uma lógica não acabada de construção do conhecimento, e também por ser uma prática pedagógica de aprendizagem e uma teoria esclarecedora da realidade
Julgue o próximo item, relativo aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
A avaliação, cujos resultados fornecem ao professor dados sobre o progresso dos alunos e sobre as dificuldades a serem superadas, é essencial ao avanço do processo educativo, podendo ser denominada, em razão de tal função, feedback
Uma vez observadas pelo professor as normas de avaliação da escola e as do sistema de ensino no desenvolvimento da avaliação educacional, é desnecessário adequar a avaliação aos objetivos, conteúdos e procedimentos de ensino
Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos
O Plano Nacional de Educação, de 2001, documento no qual se estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do sistema educacional consoantes com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, constitui exemplo de planejamento educacional e base do planejamento de ensino
A elaboração do planejamento de ensino deve iniciar-se pela seleção e organização de conteúdos
São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue o item que se segue.
A opção por um modelo de gestão participativa tem por objetivos a melhoria da qualidade pedagógica do processo educacional, a busca de maior sentido de realidade e atualidade para o currículo escolar e o aumento do profissionalismo dos professores
A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões
São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros
Recuperar senha