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#112482
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O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la.
(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se

#112481
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Segundo Zabala (2002), multidisciplinaridade é a

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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os

#112479
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Considerando-se a Educação Ambiental, o ensino de História Afro- Brasileira e a Educação Especial, é correto afirmar que

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Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta encontrada é

#112477
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Em 2010, foi encaminhada à SETEC/MEC uma proposta de parecer contendo cinco possibilidades de formação de professores para a EPT: quatro resultantes dos debates promovidos nos anos de 2006 e 2007 e uma constante na Resolução CNE/CP 02/1997. (PACHECO, 2012, p. 82) De acordo com essas propostas, a formação de professores para a EPT NÃO é possibilitada por intermédio de cursos de

#112476
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Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)

#112475
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“Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”
(OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)

No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a

#112474
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Uma teoria se define pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Associe as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas às suas respectivas palavras-chave.

TEORIAS

1. Tradicionais
2. Críticas
3. Pós-críticas

PALAVRAS-CHAVE

( ) multiculturalismo.
( ) ensino e aprendizagem.
( ) identidade, alteridade, subjetividade.
( ) representação, cultura, saber-poder.
( ) capitalismo, currículo oculto, resistência.
( ) metodologia, objetivos, planejamento.
( ) ideologia, reprodução cultural e social.
( ) gênero, raça, etnia, sexualidade.
( ) emancipação e libertação.

A sequência correta encontrada é

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A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.

O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):

I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.

II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.

III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.

IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.

V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.

VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.

Estão corretas apenas as afirmativas

#112472
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Analise os conceitos que dispõem sobre a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, de acordo com a Lei 11.091/2005, e marque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

( ) Plano de carreira é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Nível de classificação é o conjunto de cargos em diferentes hierarquias, distribuídos a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições.

( ) Padrão de vencimento é a posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.
( ) Nível de capacitação é a posição do servidor na matriz hierárquica dos padrões de vencimento em decorrência da experiência profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

A sequência correta encontrada é

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A sequência correta encontrada é:

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Referindo-se à Lei 9.394/96 (LDB), no que tange à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, pode-se afirmar que:

I- a forma subsequente é ofertada para quem já tenha concluído o ensino médio.

II- o ensino médio, atendida a formação geral do educando, deverá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.

III- o desenvolvimento de projeto pedagógico unificado, na forma integrada, pode ser feito em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.

IV- os diplomas de educação técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior, quando registrados.

São corretas apenas as afirmativas.

#112469
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Os números I, II, III e IV destacados na estrutura do padrão ofício correspondem, respectivamente, a:

#112468
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Para selecionar um texto a ser copiado no MS Office, Word 2007, utiliza-se o seguinte conjunto de teclas: