Investimento em qualidade de vida
Há  tempos  o  conceito  de  saúde  empresarial  não  se  limita  apenas  a  benefícios  de  assistência  médica  ou  odontológica. 
Manter  uma  companhia  saudável  vai  muito  além  disto  e  fatores  como  clima  organizacional  e  qualidade  de  vida  são primordiais para manter os profissionais satisfeitos e produtivos.
Atualmente, existe investimento neste sentido por parte das empresas, mas ainda não foi atingido o nível ideal. A maioria das ações ainda partem das grandes multinacionais e de áreas de Recursos Humanos mais estruturadas, mas o cenário vem mudando. Pequenas e médias corporações vêm absorvendo o conceito de saúde corporativa e perceberam que hoje, para manter pessoas felizes com o trabalho, devem oferecer algo a mais que o retorno financeiro. Medidas pequenas, mas que surtem  efeito,  como  salas  de  descanso,  cursos  e  palestras  com  temas  pertinentes  à  qualidade  de  vida ,  entre  outros benefícios, estão cada vez mais presentes nas organizações.
“O  profissional  se  tornou  mais  exigente  na  hora  de  escolher  um  bom  lugar  para  trabalhar  e  empreender  sua  carreira. 
Acabaria então a história do funcionário vender a sua saúde simplesmente por salário. As pessoas estão mais exigentes”. O desenvolvimento de relações interpessoais baseados na ética e na justiça promete ser um marco na vida do trabalhador do século  XXI,  que  terá  o  prazer  no  trabalho  como  o  principal  requisito  do  profissional  bem  sucedido,  elevando  assim  sua autoestima e a qualidade de vida.
O  excesso  de  funções  dos  profissionais  é  um  dos  principais  fatores  que  influenciam  na  saúde  de  uma  corporação.  O desgaste físico e mental faz com que a motivação e a produtividade caiam no rendimento. A empresa precisa despertar o interesse e preocupação de seus líderes para este objetivo. Muitos profissionais de diretoria e gerência ainda não possuem esta visão, focando seus esforços apenas em metas e resultados. Os Recursos Humanos têm uma função muito importante dentro deste conceito de qualidade de vida. É por meio de ações focadas em cada perfil de colaborador ou equipe, que o RH irá conseguir atingir a satisfação e felicidade de cada indivíduo  –  dentro de cada empresa existem diversas culturas e cabe ao RH identificá-las e oferecer benefícios e atividades para cada uma delas.
O  grande  desafio  das  empresas  é  estimular  os  profissionais  a  terem  melhor  qualidade  de  vida  dentro  e  fora  das organizações. A motivação para este intuito deve  ser contínua e apoiar os funcionários a internalizar as boas práticas, por meio  de  estímulos  e  experimentação  de  atividades  que  colaboram  o  seu  estilo  de  vida  saudável,  é  essencial. 
Organizações  que  não  possuem  a  mentalidade  da  qualidade  de  vida  perdem  muito  e  os  resultados  negativos  ficam evidentes. Estas perdem a oportunidade de estimular os seus colaboradores a serem resilientes, mais produtivos e melhores na gestão individual da saúde. A rotatividade de pessoas também cresce, aumentando todos os encargos da corporação. “A empresa  só  alcança  o sucesso  com  a  satisfação  de  seus  colaboradores.  Proporcionar  qualidade  de  vida  e  um  ambiente saudável para trabalhar devem ser objetivos prioritários das companhias".
Barbara Tavares Bertolucci Conde
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