Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Analista de Comunicação x
#45238
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Como aponta Ramón Salaverría (2005), autor citado por Elizabeth Saad Corrêa no documento Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais, existem diferentes dimensões da convergência e sua vinculação aos grandes conglomerados multimídia. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as dimensões elencadas a suas correspondências.
COLUNA I
1. Dimensão empresarial
2. Dimensão tecnológica
3. Dimensão profissional
4. Dimensão comunicativa
COLUNA II
( ) Corresponde à revolução instrumental experimentada nos últimos anos, especialmente quanto à adoção de sistemas de gestão de conteúdo e à proliferação de novos dispositivos de recepção digital.
( ) Considera o trabalho do jornalista, deixando-o cada vez mais vertical (capacidade de utilização de multiplataformas), com maiores responsabilidades e protagonismo (multitarefa ao longo do processo de produção informativa).
( ) Se dá por meio da abertura de novos horizontes de expressão jornalística: uma retórica jornalística multimídia.
( ) Dá conta da proliferação midiática sob uma mesma marca institucional, bem como os modos que se coordenam sob os pontos de vista econômico e editorial.
Assinale a sequência CORRETA.

#45237
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação às técnicas de descrição e valorização de ângulos, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo conceito, conforme descrito por Francisco Gaudêncio Torquato do Rego em seu livro Jornalismo empresarial.
COLUNA I
1. Descrição pictórica
2. Descrição topográfica
3. Descrição cinematográfica
COLUNA II
( ) Consiste na ênfase dada a determinados aspectos de um objeto, pessoa ou situação. Sobressai a massa e / ou volume.
( ) É a técnica mais dinâmica de descrição, pois permite constantes trocas de tempos e espaços.
( ) Técnica descritiva que consiste em apresentar o objeto, situação ou pessoa, por meio de detalhes.
Assinale a sequência CORRETA.

#45236
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação ao planejamento editorial de um jornal de empresa e às ideias de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego (1987), assinale a alternativa INCORRETA.

#45235
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.
I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo.
II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos.
III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.
Estão corretas as afirmativas:

#45234
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise as seguintes afirmativas sobre o jornalismo empresarial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Brasil somente se familiarizou com o jornalismo empresarial 100 anos depois de seu início nos Estados Unidos.
( ) O crescimento do jornalismo empresarial no Brasil não tem relação com o crescimento das Relações Públicas.
( ) O atraso no surgimento de jornais de empresa no Brasil se deve em parte à lentidão com que avanços tecnológicos nas artes gráficas e editoriais chegaram ao país.
( ) Na época da criação do jornalismo empresarial, eram os próprios funcionários de escalões inferiores responsáveis por escrever, diagramar e até imprimir as publicações em mimeógrafos.
Assinale a sequência CORRETA.

#45137
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Um banco pretende veicular uma comunicação para um público bastante amplo e disperso, com diversos níveis de instrução.

 

As ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir esse público são: 

#45136
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):

#45135
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.

 

O meio mais adequado para atingir esse objetivo é: 

#45134
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.

 

Essa medida é considerada:

#45133
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.

 

A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:

#45132
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população.

 

O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.

 

A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são): 

#45131
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.

 

Isso se deveu à:

#45130
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.

 

Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:

#45129
Concurso
BANESTES
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Para a área de Comunicação Organizacional de uma instituição financeira, é vital que se tenha uma mailing list. Contudo, tendo em vista as mudanças de funções e profissionais, dados cadastrais, endereços e formas de contato, faz-se necessária a paulatina atualização das informações daquele banco de dados. É mais eficiente, também, o trabalho compartilhado, isto é, aquele que não fica sob a incumbência de um único profissional da Comunicação Organizacional.

 

Dessa forma, tendo em vista parâmetros como agilidade, facilidade em acessar as informações e cooperação, a mailing list deve: