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A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública
A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo aI. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente;II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais;III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal;IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos.São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participaçãoI. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados;II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles;III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade;IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas.São verdadeiras as afirmações contidas em
Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados.Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que
Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que
A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados; II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles; III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade; IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas. São verdadeiras as afirmações contidas em
A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente; II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais; III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal; IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos. São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que
Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Então, é correto afirmar que o planejamento
A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que
Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à
O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à
Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve I. os rituais e práticas; II. as relações hierárquicas; III. as regras e procedimentos; IV. os planos institucionais. São verdadeiras as afirmações contidas em
No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em
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