(1,0)
Com base no Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliação Psicológica, assinale a opção correta.
Assinale a opção em que se apresenta uma penalidade para infrações disciplinares decorrentes de transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Com base nas disposições do Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta.
Ainda a propósito do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta.
Acerca do Manual de Elaboração de Documentos Escritos, instituído pela Resolução CFP n.º 007/2003, assinale a opção correta no que diz respeito ao texto de avaliações psicológicas.
Julgue o item subsequente, relativo às relações entre trabalho e subjetividade.
Nas equipes de trabalho, o conflito origina-se, em geral, do confronto entre o que o sujeito deseja ser e fazer e o que ele efetivamente escolheu realizar, por razões muitas vezes ignoradas, como opção profissional.
A busca de estratégias para lidar com o sofrimento que imobiliza, angustia, deprime e, real ou simbolicamente, mata trabalhadores pode ser subsidiada pelo processo de identificação dos problemas reais e imaginários originados e(ou) desenvolvidos no local e no tempo do trabalho.
De acordo com a abordagem psicodinâmica do trabalho, o real do trabalho é conhecido inicialmente como fracasso; contudo, à medida que é aberto um espaço para o compartilhamento das falhas, cria-se, no plano coletivo, um código linguístico que possibilita ao sujeito identificar, nomear e comunicar suas percepções em face do trabalho.
A realização de trabalho sem sentido pode aumentar o estranhamento que o sujeito possui sobre si mesmo, provocando o não reconhecimento da própria vontade em relação ao trabalho executado e às convivências sociais decorrentes do ambiente laboral.
Com relação à gestão de pessoas no serviço público e à atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, julgue o item que se segue.
A clínica do trabalho, uma prática importante na promoção da saúde mental, consiste em um espaço que, ao propiciar o desvelamento das estratégias que bloqueiam a emancipação, possibilita perceber o sofrimento silenciado, promotor de adoecimento, que um trabalhador possa estar sentindo.
O psicólogo deve atuar nas equipes multiprofissionais com o objetivo de evitar a competição generalizada, criar um ambiente de cooperação e proteger a saúde mental dos profissionais envolvidos e das equipes que serão lideradas por esses profissionais.
As técnicas gerencialistas de gestão, sempre que empregadas, produzem nos trabalhadores sentimento de submissão em relação, por exemplo, à competitividade exacerbada, à padronização de condutas, ao descaso do Estado e à exclusão social dos desempregados e dos não empregáveis.
O psicólogo deve propiciar meios para que o trabalhador possa expressar o sofrimento ético no ambiente de trabalho.
Uma forma de o psicólogo atuar para evitar o adoecimento de indivíduos no trabalho é propor programas de reconhecimento, com o objetivo de aproximar o prescrito e o real.
O combate ao imobilismo psíquico e à conformidade em face dos processos de mudança dos trabalhadores pode ser feito pelo psicólogo, com base na análise da discrepância entre a linguagem da empresa e a dos trabalhadores, mediante a criação de estratégias de mobilização subjetiva e coletiva junto às equipes de trabalho.
Recuperar senha