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Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.Estudos de usuários que adotam abordagem tradicional demonstram que as características demográficas identificam e categorizam os tipos de usuários de bibliotecas especializadas, mas não são indicadores potenciais do comportamento de busca e de uso da informação desses usuários.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.A escala denominada focus continuum, utilizada para auxiliar o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação dos usuários, compreende cinco fases: a área ou assunto de interesse do usuário; a motivação do usuário; as características pessoais do usuário; a relação da expressão de busca do usuário com a organização bibliográfica e a resposta antecipada; quando o usuário determina a quantidade de itens que deseja recuperar.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.Em uma das abordagens cognitivas, denominada abordagem sense-making, pressupõe-se que a informação está contida nos documentos e é, portanto, uma entidade independente da interação do homem com o mundo.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.A relevância da informação depende da necessidade de informação do indivíduo. No entanto, a necessidade de informação é dinâmica, mas a relevância da informação não se altera à medida que o indivíduo interage com o sistema de informação.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.Sistemas de recuperação de informação que adotam a abordagem cognitiva aplicam o princípio da equivalência, segundo o qual a representação da necessidade de informação do usuário e a representação dos documentos são equivalentes.
Considerando as características da catalogação e funções dos catálogos, julgue os itens que se seguem.A função adquirir um recurso bibliográfico é dificultada quando se adotam termos inadequados ao nível de instrução dos usuários para representar os assuntos.
Considerando as características da catalogação e funções dos catálogos, julgue os itens que se seguem.Quando não há precisão na descrição das entidades, o usuário do catálogo encontra dificuldades para identificar um recurso bibliográfico.
Considerando as características da catalogação e funções dos catálogos, julgue os itens que se seguem.A clareza e o princípio do uso comum,quando aplicados à catalogação, contribuem para que o catálogo cumpra a função de permitir a navegação do usuário
Considerando as características da catalogação e funções dos catálogos, julgue os itens que se seguem.A consistência na catalogação contribui para que o catálogo cumpra a função de localizar conjuntos de recursos que pertencem a uma mesma obra, expressão ou manifestação.
Com relação ao desenvolvimento de coleções e fontes de informação, julgue os itens a seguir.O processo de desenvolvimento de coleções tem, necessariamente, enfoque sistêmico e caráter cíclico, pois as atividades ligadas à coleção não podem ser vistas de forma isolada e nenhuma delas sobrepõe-se às outras.
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