(1,0)
A análise bacteriológica dos materiais orgânicos enviados aos laboratórios de microbiologia é realizada por meio de protocolos específicos a depender da hipótese do diagnóstico. As amostras de escarros de pacientes com suspeita de tuberculose devem ser previamente tratadas, antes de realizar a inoculação para evidenciar a presença de micobactérias, utilizando-se solução de:
O crescimento de bactérias em laboratórios para a realização de sua identificação é auxiliado por meio de culturas. O meio de cultura para micobactérias que contém, em sua formulação, quantidade expressiva de ovos frescos e utiliza como corante o verde malaquita é conhecido como:
O transporte e a conservação de amostras a serem enviadas aos laboratórios devem seguir padrões rigorosos para evitar problemas na análise do material a ser investigado. Na análise tardia de uma amostra de fezes, foram encontradas larvas rabditiformes com cavidade bucal pequena e com o primórdio genital amplo.
Estas características são compatíveis com:
As análises imuno-hematológicas são essenciais para a realização dos processos transfusionais do sangue e seus componentes. Uma amostra de sangue enviada ao laboratório teve seus eritrócitos aglutinando com os soros anti-A e anti-B, e seu plasma não aglutinando com as hemácias do tipo Ae B, sendo classificada no sistema eritrocitário ABO como:
Um dos exames mais utilizados em laboratórios consiste em determinar, em porcentagem, a concentração de eritrócitos em dado volume de sangue não coagulado, conhecido como hematócrito. Na leitura do hematócrito de um paciente sadio, a camada amarelo avermelhada observada abaixo do plasma conhecida como buffy-coat apresenta grandes quantidades de:
Recuperar senha