(1,0)
O estudo da personalidade constitui um domínio particularmente interessante nas áreas sociais e humanas. Desde os primórdios, a noção de personalidade tem sofrido significativas mudanças. Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.( ) A personalidade não corresponde a uma justaposição de peças, mas representa uma organização.( ) A personalidade não se encontra num local específico. Ela é ativa e representa um processo dinâmico no interior do indivíduo.( ) A personalidade corresponde a um conceito psicológico cujas bases são fisiológicas.( ) A personalidade é constituída por padrões de respostas recorrentes e consistentes.A sequência está correta em
O principal neurotransmissor inibitório no cérebro, cuja principal função é regular – reduzir – a atividade neuronal, inclusive da amigdala, é
Atletas referem um sentimento de euforia, relacionado à prática de esportes. Este estado está associado à liberação de dopamina em uma área que faz parte do circuito mesolímbico.Assinale a opção que a indica.
A apoptose é um fenômeno que se caracteriza por:
Sobre a biologia celular e molecular dos Neurônios, assinale a alternativa correta.
A evolução técnico-científica propiciou o uso da neuroimagem pelos psiquiatras, fornecendo informações sobre a estrutura e o funcionamento do cérebro. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Menina de onze anos de idade, comunicativa, hígida, que reside com a mãe, o padrasto e o irmão, foi levada para atendimento médico. A mãe alega que sua filha, uma garota dócil e gentil, precisa de muito tempo para cumprir as obrigações escolares; representando isso um problema, pois mãe e filha acabam por entrar em conflito ao se exaltarem com as dificuldades da menina na resolução dos deveres de casa. Consta que a garota tem dificuldade tanto na atenção sustentada quanto na aquisição do conhecimento, porém com predomínio do primeiro aspecto. O psiquiatra considera indicar medicação estimulante com expectativa de excelente resposta e tolerância à substância prescrita.
Levando em conta essa situação hipotética e o manejo de estimulantes para crianças e adolescentes, é correto afirmar que
Uma mulher com cinquenta e nove anos de idade, tabagista, com sobrepeso, menopausa aos quarenta e sete anos de idade e diagnosticada recentemente com câncer da mama, foi submetida à quimioterapia e mastectomia havia três meses com esvaziamento axilar à direita. A paciente mantém seguimento com oncologia e mastologia, em uso de tamoxifeno. Ela foi encaminhada para avaliação psiquiátrica por ter sido identificado quadro ansioso grave, tendo ela dificuldade até mesmo de manter frequências às consultas de seguimento, visto que o ambiente hospitalar se tornou aversivo e propício para ataques de pânico. Encontrava-se em psicoterapia havia três meses, com pouca resposta.
Considerando esse caso clínico e o manejo medicamentoso, é correto afirmar que
Em relação ao tratamento farmacológico dos sintomas neuropsiquiátricos nos quadros demenciais, considere:
I. Os sintomas neuropsiquiátricos são fáceis de tratar e controlar com medicação anticolinesterasica.
II. A abordagem não farmacológica inclui a identificação de causas clínicas reversíveis, a modificação ambiental, simplificação e planejamento das tarefas e atividades.
III. No tratamento farmacológico é importante considerar o uso de doses baixas iniciais, com aumentos graduais e reavaliação periódica.
IV. O tratamento se inicia pela abordagem não farmacológica e, se não obtiver resultado, a utilização de medicação sintomática.
V. Os idosos são pouco vulneráveis a efeitos anticolinérgicos e à interação medicamentosa, visto que frequentemente usam diversas medicações.
Está correto o que consta APENAS de
A medicação Lurasidona, recém-lançada no Brasil, segundo o CANMAT, tem evidência de tratamento de primeira linha para:
Sobre o Exame de Verificação de Dependência Toxicológica, assinale a alternativa CORRETA.
Psicoterapia Breve é considerada uma forma de intervenção terapêutica frequentemente utilizada em instituições de saúde. São princípios que norteiam diferentes formas de psicoterapia breve:
A Psicoterapia de Orientação Analítica aplicada a crianças e adolescentes pressupõe treinamentos teóricos e técnicos peculiares. Não é considerada especificidade dessa abordagem:
Quando o paciente adquire, pela intuição, consciência de suas motivações e sentimentos mais profundos, muitas vezes inconscientes, e tal conhecimento tem como consequência mudanças em aspectos de sua personalidade e em padrões de comportamento, atribui-se a esse tipo específico de habilidade cognitiva o nome de:
A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:
Recuperar senha