(1,0)
Considerando os dados relativos ao uso de cocaína, é correto afirmar:
Quanto à indicação de exames subsidiários na doença de Alzheimer (DA),
Assinale a alternativa que contenha as informações corretas a respeito das medicações utilizadas no tratamento da doença de Alzheimer (DA).
São medidas NÃO farmacológicas recomendadas no manejo do delirium, EXCETO:
São etiologias de demências potencialmente reversíveis:
Analise:I. Embora existam muitos tipos de demência, todos eles têm uma série de características em comum. Estas características essenciais são múltiplos déficits cognitivos que incluem deterioração da memória e, pelo menos, um dos seguintes: afasia, apraxia, agnosia ou perturbação do funcionamento executivo (capacidade de pensar abstratamente, de planejar, iniciar, ordenar, monitorar e cessar um comportamento complexo).II. Baseado na hipótese colinérgica da doença de Alzheimer, evidenciada pela perda de neurônios colinérgicos centrais, atividade reduzida da colinacetiltransferase em cérebro de pacientes com Alzheimer e pela correlação de déficit colinérgico e prejuízo da função cognitiva, os inibidores da acetilcolinesterase foram testados na doença de Alzheimer com um modesto benefício comprovado.III. São diagnósticos diferenciais para quadros demenciais: depressão, delirium, uso de medicações (benzodiazepínicos) e abuso/dependência de substâncias (álcool), hipotireoidismo e deficiência da vitamina B12, deficiência de ácido fólico.É correto o que consta em
Em relação ao transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, assinale a alternativa correta.
Em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), pode-se afirmar que:
Um dos grandes problemas psiquiátricos do ser humano é diagnosticado hoje como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Apesar de ser tratado de maneira estereotipada por vários filmes sobre o assunto, o grau de sofrimento para o paciente e suas famílias é extremamente alto. Sobre o tratamento farmacológico do TOC, pode-se afirmar que:
MPR, 40 anos, sexo masculino, procurou avaliação psiquiátrica devido ao comprometimento que seus comportamentos repetitivos (principalmente de contar e repetir palavras em silêncio) estavam causando em seu cotidiano, tomando cerca de 2 horas de seu dia e lhe causando sofrimento clinicamente significativo. Sentia-se compelido a executar esses comportamentos em resposta a pensamentos persistentes, intrusivos, indesejados, que lhe causavam acentuada ansiedade. MPR foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que, de acordo com o DSM-5:
O Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TP anancástico) pode apresentar algumas semelhanças com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). A alternativa que descreve CORRETAMENTE uma característica clínica para diferenciação entre eles é:
Julgue os itens subsequentes, relativos a transtornos de humor e seu tratamento.Em casos de episódios depressivos maiores que não respondam ao tratamento com antidepressivos é recomendada a associação de lítio, T3 ou de um antipsicótico de segunda geração.
Julgue os itens subsequentes, relativos a transtornos de humor e seu tratamento.Antipsicóticos como a quetiapina e a ziprasidona têm seu uso aprovado em bula para o tratamento da fase depressiva do transtorno afetivo bipolar.
Julgue os itens subsequentes, relativos a transtornos de humor e seu tratamento.Acatisia desenvolvida como efeito colateral do tratamento de depressão com inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS) pode ser tratada com benzodiazepínicos ou betabloqueadores.
Julgue os itens subsequentes, relativos a transtornos de humor e seu tratamento.Um efeito colateral da trazodona, fármaco antidepressivo, é o priapismo em pessoas do sexo masculino
Recuperar senha