(1,0)
Considerando os métodos utilizados para o diagnóstico de doenças parasitárias, julgue o próximo item.Para estabelecer o diagnóstico de teníase, recomenda-se a realização do exame microscópico, que é capaz de diferenciar os vermes do gênero Taenia.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo acusam que as ocorrências de sífilis por transmissão sexual cresceram 603% nos últimos seis anos. Em outros estados, o panorama não é menos preocupante. Em 2013 e 2014, Acre, Pernambuco e Paraná registraram crescimento de 96,1%, 94,4% e 63,1%, respectivamente. Assinale a alternativa que corresponde à morfologia e ao nome do agente etiológico da sífilis.
Ao contrário das colorações simples, as colorações diferenciais reagem de modo distinto com diferentes tipos de bactérias, podendo, assim, ser usadas para diferenciá-las. As colorações diferenciais mais frequentemente utilizadas para bactérias são a coloração de Gram e a coloração álcool-ácido resistente.
Acerca das colorações diferenciais, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A água potável deve ser livre de micro-organismos patogênicos, principalmente de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Após a coleta e os procedimentos de cultura, é necessário analisar os resultados após 24 horas de incubação. Assim, o resultado que apresenta a presença de Escherichia coli na amostra examinada é aquela na qual se observa
Ao contrário das colorações simples, as colorações diferenciais reagem de modo distinto com diferentes tipos de bactérias, podendo assim ser usadas para diferenciá-las. A coloração diferencial mais frequentemente utilizada para bactérias é a coloração de Gram.Sobre os princípios e características principais da técnica de coloração de Gram podemos afirmar, EXCETO:
O material nutriente preparado para o crescimento de microrganismos em um laboratório é chamado de meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer bem em qualquer meio de cultura, outras requerem meios especiais, e outras ainda não podem crescer em qualquer dos meios não vivos até agora desenvolvidos.Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema:I. Os microrganismos introduzidos em um meio de cultura para iniciar o crescimento são chamados de inóculo. II. Um meio de cultura deve conter os nutrientes adequados para o microrganismo específico que queremos cultivar; também deve conter uma quantidade de água suficiente, um pH apropriado e um nível conveniente de oxigênio ou talvez nenhum. III. O meio deve ser estéril – isto é, deve inicialmente não conter microrganismos vivos –, dessa forma a cultura conterá somente os microrganismos (e sua descendência) que foram introduzidos. IV. Os microrganismos que crescem e se multiplicam dentro ou sobre um meio de cultura são denominados cultura. Esta cultura em crescimento deve ser incubada em temperatura apropriada para o crescimento eficiente do microrganismo cultivado.Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Assinale a afirmativa que não descreve corretamente uma característica dos órgãos linfóides secundários.
Na sequência abaixo, uma das imunoglobulinas é fundamental para o diagnóstico de infecções congênitas.
A técnica de imunofluorescência é utilizada, por exemplo, para identificar a distribuição tissular e celular de antígenos. Com relação a essa técnica, assinale a opção correta.
Considere o tipo de leucócito e as características funcionais envolvidas na defesa do organismo, conforme abaixo.LeucócitosI- NeutrófiloII- EosinófiloIII- BasófiloIV- MonócitoV- LinfócitoCaracterísticas Funcionaisa- Fagocita complexos antígeno-anticorpo, atuam na defesa contra parasitas e de reações alérgicas.b- Atua na reação imune específica, a célula B diferencia-se em plasmócito, produtores de anticorpos, e a célula T possui atividade citotóxica.c- Atravessa as paredes dos capilares sanguíneos, no tecido conjuntivo diferencia-se em macrófagos e no tecido ósseo em osteoclastos.d- Migra para o tecido por diapedese e fagocita microrganismos invasores.e- Atua como iniciadores do processo inflamatório e alérgico.A correlação de tipo de leucócito e suas características funcionais está correta APENAS em
Utilizados inicialmente para diagnósticos de infecções, os imunoensaios foram gradualmente assumindo importância em outras áreas.Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas( F ) sobre os testes baseados na reação antígeno-anticorpo. ( ) Para que sejam úteis no diagnóstico, o produto da interação antígeno-anticorpo, o imunocomplexo, deve ser visualizado ou quantitativamente medido. ( ) A visualização direta a olho nu da interação antígeno-anticorpo é possível, por exemplo, se o antígeno estiver ligado a partículas que se aglomeram na interação com o anticorpo. ( ) Podem ser utilizados reagentes marcados, como nas técnicas de imunoprecipitação e aglutinação. ( ) A maioria dos ensaios utiliza reagentes marcados, pois amplificam o sinal e aumentam a sensibilidade da detecção. Podem ser utilizados marcadores enzimáticos, fluorescentes e quimioluminescentes. ( ) Com frequência, principalmente na presença de anticorpos séricos, diluições seriadas da amostra são testadas, e o resultado final é obtido da diluição mais baixa, que produz uma intensidade de sinal pré-definida.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Se um paciente possui um valor de hemoglobina, baixo qual dos índices hemantimétricos poderá apresentar um valor baixo também?
A hematologia é parte da ciência que estuda as células sanguíneas. Sobre as células do sangue, assinale a alternativa correta.
Paciente de 22 anos, sexo feminino e gestante, foi atendida em ambulatório de ginecologia, e o médico solicitou a realização do exame de tipagem sanguínea. Durante o procedimento, o técnico, sob a supervisão do bioquímico, constatou que nenhum dos tubos apresentou aglutinação, mesmo após a pesquisa do antígeno D fraco. De acordo com esse resultado, o técnico deverá anotar como resultado que será liberado pelo bioquímico
Após um acidente de trânsito, um hospital solicita, com urgência, ao hemocentro da cidade, bolsas de sangue para pacientes com tipo sanguíneo AB Rh negativo. O hemocentro, no momento, possui bolsas com os seguintes tipos sanguíneos: A Rh negativo; B Rh positivo; AB Rh positivo; O Rh positivo e B Rh negativo. Quais bolsas podem ser utilizadas para atender a demanda do hospital?
Recuperar senha