A pesquisa constitui um conjunto de procedimentos técnicos queadota paradigmas diversos. Acerca desse tema, julgue os itens aseguir.O pesquisador que adota a perspectiva dialética deve levar em consideração a especificidade da vida humana, que está sujeita a mudanças, transformações, podendo ser reconstruída, pois nela nada é totalmente dado, eterno, fixo e absoluto.
A pesquisa constitui um conjunto de procedimentos técnicos queadota paradigmas diversos. Acerca desse tema, julgue os itens aseguir.A pesquisa estratégica baseia-se nas teorias das ciências sociais, orienta-se para problemas focais que surgem na sociedade e utiliza metodologias diferentes das adotadas pela pesquisa básica, considerando a responsabilidade do investigador em apontar soluções práticas para os problemas sociais.
A pesquisa constitui um conjunto de procedimentos técnicos queadota paradigmas diversos. Acerca desse tema, julgue os itens aseguir.Nos processos de pesquisas institucionais, são dispensadas as discussões horizontais para estimular a negociação constante, tendo em vista que as decisões já são predeterminadas pela direção superior.
A pesquisa constitui um conjunto de procedimentos técnicos queadota paradigmas diversos. Acerca desse tema, julgue os itens aseguir.O estudo de caso é adequado à tarefa de investigar a realidade, pois leva à verificação de informações e sistematização dos dados coletados com o objetivo de construir modelos para serem reproduzidos.
Em relação ao mandado de segurança na Justiça do Trabalho,especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes,considerando a Constituição Federal, as leis de regênciaespecífica e o regimento interno do TST.Compete ao presidente do TST, monocraticamente, decidir sobre o pedido de suspensão de segurança concedida por TRT.
Em relação ao mandado de segurança na Justiça do Trabalho,especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes,considerando a Constituição Federal, as leis de regênciaespecífica e o regimento interno do TST.Julgado mandado de segurança por TRT, a competência para apreciar eventual recurso ordinário interposto é da Seção de Dissídios Individuais do TST, exceto quando se tratar de recurso em mandado de segurança coletivo, caso em que a competência é da Seção de Dissídios Coletivos do TST.
Em relação ao mandado de segurança na Justiça do Trabalho,especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes,considerando a Constituição Federal, as leis de regênciaespecífica e o regimento interno do TST.O mandado de segurança pode ser impetrado perante qualquer juízo ou tribunal do trabalho, mas, originariamente, os juízes do trabalho detêm competência para processar e julgar os mandados de segurança coligados à matéria de sua jurisdição, enquanto os tribunais apreciam os mandados de segurança impetrados contra seus próprios atos ou dos seus membros, ou, no caso dos TRTs, também quando a autoridade impetrada é juiz do trabalho vinculado a esses tribunais.
No que diz respeito aos processos especiais, julgue os itens seguintes.Para efeito de mandado de segurança, constitui direito líquido e certo do empregador a suspensão do empregado, ainda que este seja detentor de estabilidade sindical, até a decisão final do inquérito em que se apure falta grave a ele imputada.
Analise as afirmativas a seguir, no que se refere aos princípios e diretrizes da Seguridade social:I.Universalidade da cobertura e do atendimento. II.Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. III.Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.São princípios e diretrizes da Seguridade social o que se afirma em:
Acerca dos recursos trabalhistas e outras vias de impugnação de decisões judiciais, julgue o item que se segue.
Contra as sentenças proferidas em mandado de segurança por juiz do trabalho cabe suspensão de segurança, pedida ao presidente do TRT por pessoa jurídica de direito público interessada, quando houver fundado receio de grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública, sem prejuízo do recurso que ao Poder Público caiba ordinariamente interpor para reexame da decisão pelo órgão competente do tribunal.
“Sabe-se do recrudescimento das expressões da questão social a partir de profundas transformações societárias marcadas pela reciprocidade dialética entre Estado e Capital na atualidade. Vive-se uma chamada crise que não é uma mera crise que se manifesta quando a acumulação capitalista se vê obstaculizada ou impedida, mas que envolve toda a estrutura da ordem do capital.” Trata-se da crise
A bibliografia do Serviço Social brasileiro sobre assessoria/consultoria é recente e marcada, na sua maioria, por reflexões sobre experiências de assessoria, de acordo com Matos (2009). Essas reflexões, geralmente ricas, são marcadas por uma imprecisão sobre o tema e pela ausência de referência teórica sobre o assunto. No que se refere a essa temática, analise as assertivas a seguir:I. A distinção entre assessoria e consultoria é mínima. Consultoria vem da palavra ‘consultar’, que significa “pedir opinião”. Portanto, consultoria é mais pontual do que assessoria, que remete à ideia de assistir. II. Assessoria é sinônimo de supervisão e, como a supervisão profissional, caiu em desuso no Serviço Social desde os anos de 1970, a assessoria/consultoria tem sido utilizada como sinônimo. III. A assessoria no Serviço Social é o abandono do trabalho assistencial devido ao status que ainda se tem hoje sobre o cargo de assessor, por isso é importante que os profissionais de Serviço Social se atentem para importância de se garantir o atendimento direto do assistente social à população usuária nas instituições em que assessoram. IV. Assessoria não é mera militância política, em que pese a importância cada vez maior da participação política. Não podemos misturar a contribuição que muitos assistentes sociais dão a diferentes entidades de mobilização política, como assessoria. V. A assessoria, mesmo que na Universidade encontre seu espaço privilegiado de trabalho, pode ser desenvolvida pelos assistentes sociais no conjunto das atribuições que desenvolvem nos seus locais de trabalho.Quais estão corretas?
Em determinada reclamação trabalhista que tramita perante a 25ª Vara do Trabalho de Santa Rita/PB, já na fase de execução definitiva, o executado, que é uma pessoa física, foi citado para pagar o valor homologado judicialmente, mas quedou-se inerte. Então, o exequente peticionou requerendo a prisão civil do executado, como forma de pressioná-lo a cumprir a obrigação.Considerando o fato narrado e os princípios norteadores da execução trabalhista, assinale a afirmativa correta.
O Serviço Social é uma profissão que sofre influência da ordem econômica, da dimensão social e política construídas historicamente e está posto na divisão social do trabalho. Sendo assim,
Qual a abordagem utilizada no Serviço Social brasileiro na sua origem, conforme Martinelli (2008)?