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A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018, que entrou em vigência em 2020, muda de forma importante as relações comunicacionais entre empresas e sociedade.Leia alguns dos princípios da LGPD ligados às relações comunicacionais:I – Transparência: as informações sobre o uso dos dados dos titulares devem ser precisas e claras. II – Finalidade: deve ter propósitos legítimos, mesmo que implícitos. III – Segurança: medidas técnicas compatíveis com a dos titulares para proteção dos dados pessoais IV - Livre acesso: acesso ao tratamento e à integralidade dos dadosAssinale a opção com os princípios verdadeiros.
Se a invenção do telégrafo com fio é atribuída a Samuel Morse e o telefone com fio a Graham Bell, discute-se o pioneirismo de Marconi quanto à radiotelefonia. Registros históricos indicam que, enquanto o italiano Marconi comprovara a transmissão de sinais em código Morse à distância, sem o auxílio de fios condutores, um cientista brasileiro ia além, ao transmitir a voz humana, músicas e ruídos, no final do século XIX. O texto acima se refere à seguinte personalidade brasileira:
Qual foi a primeira emissora de TV educativa a entrar no ar no Brasil, em 1967?
Durante o período ditatorial no Brasil, a arte brasileira, nos seus variados campos, tornou-se um instrumento de denúncia da situação política e social do país e de resistência contra a postura autoritária e violenta do regime militar. Influenciado por correntes de vanguarda e da cultura pop, surge, no final dos anos 60, o Tropicalismo, mitigando o caráter explicitamente político da arte da época e explorando uma linguagem inovadora para expressar dilemas mais identificados com a insatisfação da juventude. Fizeram parte desse movimento os seguintes artistas:
Assinale o período da história política do Brasil em que ocorreram importantes inovações na ação do Estado na área da cultura, tais como a criação do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).
A partir do advento da tipografia, tornou-se possível reproduzir um número expressivo de cópias. O mercado editorial despontou como um filão a ser explorado e os principais centros urbanos do continente europeu trataram de ter uma tipografia, de preferência sob a égide de um impressor germânico.
Sobre o processo de produção do livro em escala industrial, infere-se que:
Como gênero, a crônica é associada mais comumente ao jornalismo
Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.
Analise as afirmativas abaixo sobre a pauta.1. É normativa, porque determina a abordagem, o ângulo a ser tomado pelo repórter, bem como as sugestões de entrevistas. Portanto, a linha de ação da pauta deve ser seguida à risca pelo repórter.2. Faz um resumo do assunto a ser tratado com sugestões de abordagens. O objetivo é servir de ferramenta para o repórter. Exatamente por isso tanto melhor será quanto mais informações contiver.3. Poderá conter ainda endereço, telefones de possíveis entrevistados, inclusive, sugestões de perguntas, sugestão de lide.4. A diferença da pauta para a pré-pauta é o fato de que esta apresenta apenas uma ideia inicial. Para ser pauta, é preciso recolher dados mais precisos. Ou seja, nem toda a pré-pauta acaba se transformando em pauta.5. Trata a pauta de planejamento esquematizado, que busca otimizar tempo e custos na elaboração de material jornalístico.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de pauta.
Assinale a alternativa correta sobre termos usados no jornalismo.
Julgue o item, relativos ao conceito de opinião pública.
Ao envolver a mídia no debate sobre opinião pública, Lippmann considera o conceito de opinião em massa como equivalente ao conceito de opinião das massas.
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.De acordo com o CDC, na comunicação dos trabalhos de marketing de órgãos governamentais, devem ser observados os conteúdos desses trabalhos e sua correspondência com a verdade dos serviços ou das informações que se deseja veicular, sob pena de, em caso de suspeita de propaganda enganosa, ser o órgão obrigado a provar a verdade e correção da informação.
Conforme o Decreto n.º 3.296/1999, que dispõe sobre a comunicação social no Poder Executivo federal, julgue o item a seguir.As ações de comunicação social do Poder Executivo federal compreendem as áreas de imprensa, relações públicas e publicidade, esta última abrangendo a propaganda de utilidade pública, a publicidade legal e a promoção institucional e mercadológica do governo.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação pública e comunicação digital.
Fontes institucionais são fontes secundárias de tópicos e temas para as agências de notícias.
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