De acordo com as noções sobre cidadania, julgue os itens a seguir.
I - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
II - Quem tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando em uma posição de inferioridade dentro do grupo social.
III - A cidadania se refere às relações entre os cidadãos, aqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos e leis acordados entre eles.
IV - A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade por meio daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas.
A quantidade de itens certos é igual a
A reorientação das análises dos movimentos sociais, antes assentada em pressupostos utilitaristas, segundo Axel Honneth (2003), foi promovida por:
A cidadania entendida como condição se refere à medida que diz respeito ao lugar ocupado pelo sujeito na esfera social. Nesse sentido, cidadania pode ser considerada como
Os chamados Novos Movimentos Sociais (NMS) passaram a ocorrer na Europa e nos EUA a partir da década dos anos 1960. Esses movimentos surgem fazendo a crítica a esquemas utilitaristas e às teorias baseadas em um cálculo estratégico dos atores. A partir das análises de teóricos como Alain Touraine, Claus Offe, Alberto Melucci, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, são características que se pode atribuir aos NMS os seguintes conceitos, EXCETO:
É muito importante entender bem o que é cidadania. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de cidadania.
Segundo Maria da Glória Gohn, um movimento social é aquele que cria sua própria identidade a partir de suas necessidades e seus desejos, tomando referentes com os quais se identifica, outros igualmente carentes, excluídos ou sem direitos, reconhecimentos ou pertencimentos (GOHN, M. G. Movimentos Sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 31).
Com base nesta definição podemos afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta um conceito de cidadania.
Com relação aos movimentos sociais, assinale a opção correta.
Foi o período em que os agrotóxicos, os fertilizantes químicos, a motomecanização e o melhoramento genético fomentaram uma série de mudanças na agri- cultura e no setor de produção de insumos, mudando o quadro da agricultura brasileira.Esse período ficou conhecido como:
A partir dos anos 1970, uma série de mudanças afetou o mundo do trabalho. Estas mudanças ocasionaram
A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada
Leia com atenção o texto a seguir.
As informações históricas disponíveis nos permitem verificar que, entre as principais motivações para a transformação da prisão de ........................ em privação de liberdade como pena, foi o interesse em aproveitar a mão de obra e a necessidade de controlar sua utilização. Esse sistema de privação da liberdade, com trabalho imposto aos condenados, também tinha a finalidade de atender as necessidade do capitalismo, com trabalhadores sem o mesmo poder de reinvindicações dos operários livres, caracterizando um período denominado ........................... .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
As mutações observadas mais recentemente no mundo do trabalho são amplas e envolvem inúmeras dimensões da vida social contemporânea. A respeito de tais mudanças é correto afirmar:
Um dos grandes desafios atuais tem sido o de lidar com as consequências sociais impostas pela lógica do capitalismo contemporâneo, principalmente no que se refere às mudanças no mundo do trabalho. Nessas condições, o emprego torna-se: