(1,0)
Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, consiste em infração ética:I. Permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade.II. Assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos.III. Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo, mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável.Está correto o que se afirma em
O aparelho fonador é composto por um sistema produtor de coluna de ar, constituído pelo nariz, caixa torácica, pulmões, músculos e sistema vibrador (pregas vocais), cavidades nasobucofaríngeas e sistema articulador, composto por lábios, dentes, língua, mandíbula palato e véu palatino responsáveis pela produção dos fonemas da fala. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.Os dentes constituem a parte da base óssea que mais se modifica desde a infância até a idade adulta.
Julgue o item seguinte, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo.
Edema de Reinke é uma lesão de aspecto edematoso, por vezes polipoide e quase sempre assimétrico.
Os nódulos causam alteração na fisiologia fonatória, como o desequilíbrio entre a tensão mioelástica e a pressão aérea subglótica, e vibrações irregulares e aperiódicas das pregas vocais.
Julgue o item seguinte, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo.Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
Julgue o item seguinte, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo.Os cistos vocais, desenvolvidos pelo trauma mecânico causado pelo atrito de uma prega vocal contra a outra, são bilaterais.
No que se refere à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS),tratados na Constituição Federal de 1988 (CF) e na legislaçãobrasileira - Lei n.o 8.142/1990, Lei n.o 8.080/1990 e NormaOperacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 1/2002 -,julgue os itens subsequentes.
Segundo a CF, as instituições privadas poderão participar do SUS de forma complementar, mediante contrato de direito público ou consórcio, sendo vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, salvo nos casos previstos em lei.
Devido aos riscos de contaminação por doençasinfectocontagiosas, medidas devem ser adotadas como forma deprevenção, uma vez que na prática fonoaudiológica há exposiçãoa microrganismos presentes nas mucosas oral, nasal e auditiva, nasaliva e no sangue. A respeito desse assunto, julgue os itens quese seguem.
No Brasil, as vacinas recomendadas para os profissionais de saúde são as que previnem contra a hepatite B, o sarampo, a difteria e a tuberculose.
Quanto à atuação do fonoaudiólogo na saúde pública, julgue os itens seguintes.A portaria GM n.º 154/2008 formalizou a criação de Núcleos de Apoio à saúde da Família (NASF) para atuarem em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF). Segundo esta portaria, o NASF será constituído por equipes compostas apenas por médicos e enfermeiros, a fim de diagnosticar de forma mais eficaz os problemas de saúde das comunidades.
Quanto à atuação do fonoaudiólogo na saúde pública, julgue os itens seguintes.De acordo com o SUS a unidade básica de saúde (UBS) deve ser centro de atenção integral, a pessoa e a coletividade através de ações de promoção de saúde (prevenção, terapêutica e reabilitação).
O Brasil é um país com muitas diferenças regionais. O Pacto pela Saúde, que trata da consolidação do SUS e aprova as suas diretrizes operacionais, visa alcançar maior efetividade e redefinir responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. A Portaria n.o 2.073/GM/2004 instituiu a política de atenção à saúde auditiva, e a Portaria n.o 587/2004 determinou que as secretarias de estado da saúde dos estados adotem as providências necessárias à organização e implantação das redes estaduais de atenção à saúde auditiva.De acordo com a Portaria n.o 587/2004, é obrigatório o preenchimento pelos serviços de atenção à saúde auditiva, nas média e alta complexidades, do formulário de seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), que deverá ser anexado ao prontuário do paciente.
“O diagnóstico precoce da perda auditiva em neonatos constitui-se em estratégia fundamental para o planejamento e introdução de medidas terapêuticas, objetivando a prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida. É sabido que a prevalência de deficiência auditiva observada em outros países é de 5 em cada 1000 neonatos.”
(Borges et al., 2006. Triagem Auditiva Neonatal Universal. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo, v. 10, n. 1, p. 28-34, 2006.)
Visando uma criação de um novo serviço de Triagem Auditiva Neonatal, o fonoaudiólogo deve oferecer, segundo a Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, o seguinte serviço:
O aleitamento artificial por meio da mamadeira propicia o trabalho apenas dos músculos
O fonoaudiólogo está cada vez mais presente nas maternidades, atuando tanto nas UTIs neonatais (1a etapa) e nas unidades de cuidados intermediários Canguru (2a etapa), como nos ambulatórios de acompanhamento (3a etapa). Na 1a etapa, é muito comum o recém-nascido apresentar algumas dificuldades, como problema na dinâmica da ordenha, decorrentes de:
Um conjunto de anormalidades motoras pode sugerir alterações dos movimentos típicas dos quadros de encefalopatias crônicas da infância, nos primeiros meses de vida. Esses quadros caracterizam-se pela presença de
Recuperar senha