(1,0)
A divisão do território do Estado do Mato Grosso, que resultou na criação do Estado do Mato Grosso do Sul
Considere o trecho a seguir:Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transitado por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas nelas não se fixaram, ou, se o fizeram, suas vilas não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reyes, em pleno pantanal mato-grossense e Santiago de Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História do Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2009, p.5)Dentre as razões para que o território mencionado, no século XVI, não tivesse sido colonizado por espanhóis, está a
“A passagem obrigatória de colonizadores e viajantes possibilitou o crescimento da povoação. Dois anos depois, as grandes dificuldades enfrentadas pelos fazendeiros com propriedades nas margens do rio, para atingirem a sede do município, forçaram a que um deles, Lauro Barbosa Ribeiro, utilizando o prestígio político do seu irmão, Joel Barbosa Ribeiro, lutasse pela transferência da sede para um local na margem esquerda do rio Parnaíba, onde foi iniciada a construção da nova cidade, obedecendo um moderno plano de urbanismo.”Acesso em 10/02/2014.http://www.tribunadomaranhao.c....Sobre o fragmento acima relacionado à história de Parnarama podemos afirmar, EXCETO:
A luta dos camponeses pela posse da terra sempre foi uma constante na história do Maranhão. No entanto, ao longo do século XX, a propriedade da terra foi adquirida e controlada de diversas formas pelos latifundiários em aliança com as oligarquias locais e regionais, utilizando-se de fraudes cartoriais e jurídicas para atestarem os seus títulos de propriedade. Essa prática fraudulenta chama-se:
A respeito da natureza maranhense é correto afirmar que
Dentre as manifestações da cultura maranhense, destacam-se algumas reconhecidas como patrimônio imaterial do Maranhão pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional):
Após a adesão do Maranhão à República, proclamada em 1889, ocorreu
Leia o texto a seguir.
Goiás entrará nos anais da Inquisição: em 1776 é preso o único goiano desta história: José Ricardo de Morais. Era natural de freguesia de Meia Ponte, sendo morador do Arraial de Santa Cruz, distante 52 léguas de Vila Boa. [...] Em seu processo catalogado na Torre do Tombo sob o nº 2779, encontramos inclusive a descrição de seu tipo físico, uma espécie de retrato falado: “homem bastardo, estatura ordinária, cara redonda, cabelos pretos, compridos e crespos”.
MOTT, L. A Inquisição em Goiás: fontes e pistas. In: ARRAIS, C. P. A.; SANDES, N. F. (Org.). A História Escrita: percursos da historiografia goiana. Vitória, ES: GM Editora, 2017. p. 69 – 85. p. 72.
O termo “bastardo”, no século XVIII, além de filho natural ilegítimo, também designava indivíduo
Quanto às regiões de planejamento do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
Movimentos migratórios referem-se a deslocamentos de populações de uma região para outra de um mesmo país, ou entre países. Trata-se de pessoas, famílias, grupos que, por vários motivos, deixaram sua terra natal, sua cultura, hábitos e valores à procura de lugares diferentes para viver. Atualmente, os motivos que levam as pessoas a migrar são os mesmos do passado (ao menos na migração voluntária); as pessoas são levadas pelo desejo de melhoria das condições de vida e de ascensão social; buscam emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, entre outros. (adaptado de Staciarini E. M. e Prado L. F.). “O Estado de Goiás tem em sua composição populacional mais de 27% de habitantes nascidos em outros estados brasileiros – sétimo do país em termos proporcionais – segundo os dados do Censo Demográfico do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2010”. De acordo com o estado de nascimento, marque aquele que mais mandou migrantes para Goiás.
Em que ano o Estado de Goiás foi dividido e sua porção norte passou a constituir o Estado do Tocantins, sendo “OFICIALMENTE" instalado?
O eixo do povoamento do território goiano-tocantinense, especialmente na faixa norte, mudou radicalmente a partir da década de 1950. Entre os fatores responsáveis por essas mudanças, pode-se destacar a
O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961.PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.
Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível afirmar que: I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vice governador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.Estão corretas apenas as afirmativas:
Brasília completa 50 anos em meio a uma das mais graves crises políticas enfrentadas pela capital federal, que passou por quatro governadores num prazo inferior a um ano. Sobre a principal cidade brasileira, é possível afirmar que:I. Candangos é o nome oficial dado a todas as pessoas que nascem em Brasília em homenagem aos primeiros brasileiros que se fixaram no planalto central, onde hoje se encontra a capital federal.II. Rogério Rosso (PMDB), ex-membro do governo de José Roberto Arruda, foi eleito governador do Distrito Federal com o voto da grande maioria dos eleitores de Brasília.III. O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora que investiga um suposto esquema de distribuição de propina, envolvendo o primeiro escalão do governo distrital.IV. Após a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda, governaram o Distrito Federal o vicegovernador, Paulo Octávio e o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.Estão corretas apenas as afirmativas:
Recuperar senha