(1,0)
Julgue o seguinte item relativo à responsabilidade e aos papéis da área de TI.Absorver novas responsabilidades, inovar e comunicar-se melhor são ações do CIO para melhorar a imagem do departamento de TI e posicionar a equipe para que ela tenha o respeito da organização.
No que diz respeito ao alinhamento estratégico entre as áreas de TI e de negócios, julgue o item subsecutivo.Um fator crítico de sucesso, que pode ser estrutural, de construção ou temporal, apoia tanto o planejamento estratégico da organização, quanto a identificação de requisitos de negócio para a TI.
NÃO se trata de um nível de maturidade adotado no MPS.Br, o
O programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro estabelece
O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro que mantém correlação referencial com diversas normas internacionais e o modelo CMMI. Sobre este tema, considere:I. A norma ISO/IEC 12207 contém processos, atividades e tarefas a serem aplicadas durante o fornecimento, aquisição, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software e serviços correlatos e devem constituir-se referência na implementação do Modelo de Referência do MPS.BR.II. O MPS.BR busca atingir compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis, como também adequar-se ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, e, especialmente, nas micro, pequenas e médias empresas.III. A norma ISO/IEC 17799 é mais um dos modelos da referência ao MPS.BR e presta-se à realização de avaliações de processos de software, buscando a melhoria de processos e determinação da capacidade de processos de uma unidade organizacional.IV. O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade, por meio da combinação entre processos e sua capacidade, com a definição dos processos que declarem o propósito e os resultados esperados de sua execução. Entretanto, as atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas no MR-MPS, devendo ficar a cargo dos seus usuários.É correto o que consta APENAS em
No MPS.BR, os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos pelos atributos de processo (AP). O alcance de cada atributo de processo é avaliado utilizando os respectivos resultados esperados de atributo de processo (RAP). Assim, analise os seguintes RAP's:I. Existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo.II. Medidas são planejadas e coletadas para monitoração da execução do processo e ajustes são realizados.III. As informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados.IV. Métodos adequados para monitorar a eficácia e adequação do processo são determinados e os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização.Tais RAP's referem-se ao atributo: "O processo é
O componente MR-MPS (Modelo de Referência de Melhoria de Processo de Software) do MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro)
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.
Acerca de licença de software, software livre e código aberto, além de acesso remoto, em plataformas Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.
As licenças de software para a plataforma Linux podem não ser licenças de software livre, ao passo que algumas licenças de software para a plataforma Windows são licenças de software livre.
Acerca de licença de software, software livre e código aberto, além de acesso remoto, em plataformas Linux e Windows, julgue o item subsequente.
Para uma licença ser considerada de software livre, ela deve permitir ao usuário o direito de ler, modificar e redistribuir o código fonte, isso é, ser de código aberto, bem como deve impedir o usuário de cobrar quaisquer valores, royalties ou taxas para redistribuição de software modificado.
A respeito de software livre e das licenças encontradas em suas distribuições, julgue o item seguinte.
Em termos de licenciamento, todo programa que seja distribuído com código aberto é um software livre.
Acerca da administração de sistemas Windows e Unix/Linux, julgue o seguinte item.
Em geral, as licenças de código aberto concedem aos usuários de computador permissão para usar software de código aberto para fins pacíficos, éticos, democráticos e formalmente registrados, sendo exigidas a identificação do usuário e a autorização expressa e individualizada para uso do código sem taxa de licenciamento.
A um auditor da SEFAZ foi solicitada avaliação acerca da necessidade de gerenciar componentes que interagissem entre si, de maneira que isso resultasse em um sistema holístico de governança para informação e tecnologia. Ainda, foi requerido que esse auditor avaliasse áreas de foco que pudessem ser tratadas por objetivos de governança e gerenciamento e seus componentes. Por fim, solicitaram-lhe planejar ações com fulcro de garantir que os serviços entregassem os níveis de disponibilidade acordados para atender às necessidades dos usuários. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue, à luz do COBIT 2019 e da ITIL 4.
De acordo com o COBIT, a gestão dos componentes — os quais podem ser de diferentes tipos, tais como processos, pessoas e informação — deve seguir uma abordagem holística.
Julgue o próximo item, relativo a arquitetura de software e à ITIL 4.
Na ITIL 4, a cadeia de valor de serviço (CVS) é composta por práticas e pelo sistema de valores de serviço (SVS).
Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.
Quanto ao aspecto de abrangência, de forma similar ao COBIT 5, a ITIL 4 descreve uma abordagem holística no gerenciamento de serviços, nas seguintes dimensões: planejamento e estratégia do serviço; desenho e construção do serviço; entrega e suporte de serviços; monitoramento e melhoria contínua do serviço.
Recuperar senha