(1,0)
Para Carvalho (2009), este século está nos mostrando quão necessária é a participação de todos os cidadãos no desenvolvimento da sociedade. Quando se trata da educação, a comunidade deve integrar-se aos projetos da escola, buscando participar de seu cotidiano. A mobilização e participação da comunidade deve ser algo concreto, ajudando os gestores, os professores e os funcionários a desempenharem da melhor forma possível suas funções e, assim, proporcionando aos alunos uma educação de qualidade. Dirigindo-se diretamente aos gestores, Carvalho orienta-os: “Você e a sua comunidade escolar devem estabelecer a estratégia de mobilização social para sua escola e para sua comunidade externa com base nos recursos existentes. Alunos podem escrever cartas para várias autoridades que devem ser sensibilizadas para a causa; pode ser criado um jornalzinho da escola, caso não exista, que noticiará o evento; um mural pode complementar a ação do jornalzinho; a associação de bairro, o sindicato, igrejas, comércio, indústrias, além de várias outras instituições, podem ser convidadas a integrar o projeto da escola. Não é um molde que se aplique a todo mundo. É uma receita que
Luciana é Supervisora de Ensino em uma das Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo. Notou que, nos últimos tempos, tem crescido o número de conflitos entre alunos e professores nas escolas que pertencem ao seu setor de supervisão. Sabedora de que o Ministério Público do Estado de São Paulo estaria promovendo, na cidade em que mora, um Curso de Introdução à Justiça Restaurativa para Educadores (São Paulo: MPSP, 2012), prontamente inscreveu-se. No decorrer do curso, cientificou-se de que as práticas restaurativas nas escolas poderão ser usadas em dois níveis: primário e secundário. O nível primário busca melhorar o relacionamento escola-família-comunidade, fortalecer o diálogo entre todos, promover a melhoria do vínculo da comunidade escolar, a comunicação não violenta, as atividades pedagógicas restaurativas ou, em suma, construir um trabalho pró-ativo de comunidade escolar segura, democrática e respeitável, numa cultura de paz. Destina-se a reafirmar as relações. O nível secundário é usado para a restauração e reparação das relações através do diálogo, da comunicação não violenta e das reuniões restaurativas (mediações e círculos restaurativos). O foco do nível secundário está em
Segundo Luck (2013), “entende-se que os membros do órgão colegiado sejam apenas o ponto de partida para que todos os pais se envolvam com os trabalhos da escola, cabendo aos primeiros buscar os meios para promover esse envolvimento. Seu significado está centrado na maior participação dos pais na vida escolar, como condição fundamental para que a escola esteja integrada na comunidade, assim como a comunidade nela, que se constitui na base para
Atuar como articulador na proposição, elaboração e implementação do planejamento estratégico da DE e da escola são algumas das capacidades técnicas requeridas aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino (Resolução SE – n° 50/2018). Segundo Perfeito (2017), esse tipo de planejamento “é um processo que parte da realidade complexa e dinâmica da organização, envolvendo a tomada de decisão nas diversas etapas que o compõem”, as quais, de acordo com Lück, citada por Perfeito, podem ser assim descritas: “análise do ambiente interno e externo; diagnóstico; definição da missão, da visão de futuro e valores; objetivos estratégicos; plano operacional; questões estratégicas; metas; plano de ação e controle”. Pelo exposto, pode-se afirmar que o planejamento estratégico constitui-se em instrumento de gestão escolar, sendo capaz de orientar o gestor na realização de um trabalho sistematizado,
A conduta correta é introduzir
Na história dessa paciente, o médico perguntou sobre a história familiar de transtornos psiquiátricos. Essa informação
Uma mulher de 30 anos foi levada ao pronto-socorro por não estar conseguindo enxergar. Relata que estava no meio de uma reunião importante no trabalho e, de forma súbita, ficou cega. Nunca tinha apresentado problemas oculares anteriormente. No hospital, ela foi internada para investigação e, após avaliações de clínico geral, oftalmologista e neurologista, não foi encontrada causa para o quadro da paciente. Foi solicitada avaliação do psiquiatra. Diante da história descrita, o diagnóstico mais provável é de
Um homem de 30 anos é descrito como uma pessoa que sempre apresentou isolamento social, não se sente confortável no convívio com os outros e não deseja ter relacionamentos íntimos. Mostra-se indiferente a elogios ou críticas dos outros e apresenta o afeto embotado.Essa descrição corresponde ao transtorno de personalidade
Os fármacos mais estudados como potencializadores no tratamento de pacientes resistentes ao tratamento da depressão com um agente farmacológico são
Síndrome que é uma causa de retardo mental, classificada no grupo das anormalidades cromossômicas por ser resultante de uma deleção no cromossomo 15. Tem uma prevalência menor que 1 em 10 000 indivíduos. Esses indivíduos apresentam retardo mental, comportamento alimentar compulsivo, obesidade com frequência, hipogonadismo, estatura baixa, hipotonia e mãos e pés pequenos. As crianças com frequência apresentam um comportamento de oposição e desafiador. O nome desse quadro é
Homem de 29 anos chega ao pronto-socorro trazido por policiais após agressão à esposa. Esposa relata que não aguenta mais a situação: “está se tornando cada vez mais frequente; de repente, ele vem para cima de mim”. Refere que os episódios de agressividade são precedidos por perda do nível de consciência por poucos minutos, acompanhados por contrações musculares em todo o corpo e perda involuntária de urina. A esposa diz: “Quando ele acorda de um desmaio, fica desconfiado e demonstra raiva no olhar. Ataca a primeira pessoa que vê na frente. É sempre assim”.Considerando o caso clínico descrito, a conduta correta para o manejo de episódios de agressividade pós-ictais é usar
Assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico diferencial do delirium.
A confabulação é um fenômeno que pode ocorrer em quadros demenciais. Com relação à confabulação, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que contém um fator de risco para o início tardio da esquizofrenia.
Os sistemas classificatórios disponíveis atualmente para o diagnóstico da esquizofrenia, a CID-10 e o DSM-IV-TR, são diferentes entre si. Com relação ao diagnóstico da esquizofrenia, segundo a CID-10 e o DSM-IV-TR, assinale a alternativa correta.
Recuperar senha