(1,0)
Os cuidados com o paciente lesado medular, apesar de necessitar de procedimentos realizados por centros de especialidades/reabilitação, requer estreita relação com o nível da atenção básica. Nesse processo de reabilitação, é importante que se construa um cuidado pautado em uma equipe multiprofissional com prática interdisciplinar. As ações desenvolvidas por esta equipe devem ter foco:
Determinado contribuinte teve contra si lavrado auto de infração, com aplicação de multa de 100% sobre o valor do imposto devido. Antes que a defesa apresentada na esfera administrativa fosse julgada, foi editada lei reduzindo a referida multa para 75% do valor do imposto devido.Considerando que o sujeito passivo efetivamente cometeu a infração que lhe foi imputada, a multa devida é de
Assinale a alternativa incorreta. O advogado que, em depoimento prestado, ao ser inquirido pelo magistrado,
A respeito da rixa, conduta tipificada pelo art. 137 do Código Penal, assinale a alternativa correta.
Em um local em que a aceleração gravitacional vale 10 m/s2 , uma pessoa eleva um objeto de peso 400 N por meio de uma roldana fixa, conforme mostra a figura, utilizando uma corda que suporta, no máximo, uma tração igual a 520 N.
A máxima aceleração que a pessoa pode imprimir ao objeto durante a subida, sem que a corda se rompa, é
Existem várias versões do Caminho de Santiago, que são trajetos percorridos anualmente por milhares de peregrinos que se dirigem à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com a finalidade de venerar o apóstolo Santiago Maior. Considere que uma pessoa percorreu um desses caminhos em 32 dias, andando a distância total de 800 km e caminhando com velocidade média de 3,0 km/h. O tempo que essa pessoa caminhou por dia, em média, foi de
O urânio-235, ao ser bombardeado por um nêutron
, forma dois nuclídeos radioativos: o bário-144, que decai emitindo partículas beta
, e o nuclídeo X. Esse bombardeamento produz também três nêutrons, que colidirão com outros núcleos de urânio, causando uma reação em cadeia. O nuclídeo produzido pelo decaimento do bário-144 e o nuclídeo X são, respectivamente,
A figura representa uma célula galvânica constituída por um eletrodo padrão de hidrogênio mergulhado em uma solução com [H+] = 1,0 mol/L e por um eletrodo de ouro mergulhado em solução contendo íons Fe2+ e íons Fe3+.
(https://mycourses.aalto.fi. Adaptado.)Considere os eletrodos de platina e de ouro inertes e os potenciais de redução das espécies químicas presentes nas soluções:
Durante o funcionamento da célula galvânica representada na figura,
A decomposição térmica do carbonato de zinco (ZnCO3 ) em seus óxidos tem uma entalpia positiva de 71,5 kJ/mol de ZnCO3 . A equação termoquímica que representa essa reação é
Uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) apresenta pH igual a 9. Considerando-se o valor de Kw igual a 10–14, a concentração de íons OH– nessa solução é igual a
A tabela apresenta as pressões de vapor, à mesma temperatura, de três substâncias polares I, II e III.
Substância Pressão de vapor (mmHg)
I 60
II 200
III 260
Considerando as informações fornecidas, pode-se afirmar que
O óxido de propileno é uma substância utilizada na produção de polímeros, como o poliuretano. Sua fórmula estrutural está representada a seguir.
A massa molar dessa substância é
Considere a tabela, que apresenta propriedades físicas das substâncias I, II, III e IV.
A natureza iônica é observada somente
Um resíduo de 200 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4 ), de concentração 0,1 mol/L, precisava ser neutralizado antes do descarte. Para tanto, foi utilizado bicarbonato de sódio (NaHCO3 ), conforme a equação a seguir:H2SO4 + 2NaHCO3 → Na2SO4 + 2H2O + 2CO2A massa de bicarbonato de sódio necessária para a neutralização completa do ácido sulfúrico contido nessa solução é igual a
As fotocélulas são dispositivos utilizados como substitutos de interruptores que acendem as lâmpadas de uma casa ou de postes na rua. Esses dispositivos baseiam seu funcionamento no efeito fotoelétrico, como ilustra a figura.
(Álvaro M. Barcelos. Propriedades Químicas. Adaptado.)A equação química que representa o fenômeno ilustrado e a propriedade periódica relacionada a esse efeito são, respectivamente:
Recuperar senha