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A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), em maio de 2017, julgou improcedente o recurso de uma jornalista da EBC que pedia o pagamento de horas extras por ter extrapolado o limite de 30 horas de trabalho semanais. A decisão manteve a sentença da juíza da 76ª Vara do Trabalho, que exarou a sua decisão com base na CLT.
A Seção da CLT dedicada aos profissionais que trabalham em empresas jornalísticas
No dia 28 de fevereiro de 1892, Raul Pompeia iniciava a sua colaboração para um jornal paulista da seguinte forma:
Estamos no carnaval.
Entretanto, só no fundo da lembrança e da imaginação temos a festa dos risos.
As ruas não despedem para o espaço o vozear rouquenho dos porta-vozes, nem a conversação fanhosa dos mascarados.
O trovão enfático dos zé-pereiras não se ouve senão como sugestão sonora, mal conseguindo destacar-se na vaga alucinação da memória.
As características deste texto são de
As cores básicas para impressão (__________ ) são denominadas cores de ___________ . A mistura delas por meio de retículas forma uma gama de cores chamada de _____________ .
Assinale a alternativa cujas palavras completam essa afirmação correta e respectivamente.
Richard Saul Wurman foi o pioneiro nos modelos contemporâneos de Arquitetura da Informação. Para Wurman, a informação deve ser estruturada da mesma forma que um edifício e ter uma fundação sólida. Do seu ponto de vista, existem cinco formas possíveis de organizar a informação. São elas:
Observe a representação a seguir.
Essa representação é conhecida por Espiral de Fibonacci. Ela corresponde a uma sequência de números que resulta em um referente para conceitos usados em artes plásticas, arquitetura, design e diagramação, visto que a figura geométrica resultante é considerada agradável à contemplação humana. Ela é chamada de
Os profissionais da infografia concordam que os infográficos apresentam itens complementares da informação, com a função de ampliar o canal de transmissão da mensagem até o receptor, tais como
Uma das teorias do jornalismo tem a sua origem na Administração e na Psicologia e, recentemente, foi atualizada pelo sociólogo norte-americano Warren-Breed. No Brasil, a pesquisadora Cremilda Medina lançou o livro Notícia: um produto à venda, com base na citada teoria, conhecida por Teoria
A Teoria Espiral do silêncio é resultado de pesquisas realizadas por Elisabeth Noelle-Neumann. Segundo a autora, as pesquisas apontaram para “um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”. Neumann afirmava que, para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer três mecanismos que explicam a influência da mídia sobre o público. São eles:
Circulou em São Paulo, de 27 de agosto de 1979 a janeiro de 1980, sob a direção de Mino Carta, um jornal que prometia revolucionar o jornalismo brasileiro e aproveitar a abertura política para dar à população um jornal independente e reuniu bons e experientes jornalistas. Esse texto refere-se ao jornal
Para realizar uma investigação científica, os pesquisadores optaram por uma amostragem probabilística por conglomerado. Isso significa que
Leia o texto.
O setor agropecuário deu um alento à economia, mais uma vez, ao derrubar a inflação em 2017 – efeito da queda acentuada no preço dos alimentos. O brasileiro está gastando menos para se alimentar graças ao compromisso do produtor rural em aumentar a sua produtividade e assim oferecer alimento de qualidade e barato para a população. Para este ano, a perspectiva é que a inflação continue baixa – também auxiliada pelo agro.
(Agora – Sertãozinho e região. 30.01.18. Adaptado)
A matéria foi assinada por Arnaldo Jardim. Pelas suas características de redação, é correto afirmar que ela pertence ao gênero
Na obra Organização e gestão escolar: teoria e prática, Libâneo (2004) examina a proposta curricular e explicita que os objetivos de formação cultural e de desenvolvimento curricular precisam considerar hoje a nova configuração econômica e política e as novas realidades sociais e culturais do mundo contemporâneo. Isso significa propiciar aos alunos conhecimentos e experiências diversificadas, integrando no currículo a variedade de culturas que perpassa a escola. Portanto, trata-se de formular coletivamente formas pedagógico-didáticas de assegurar essa articulação e, assim, compreender a escola como lugar de
Oliveira e Pacheco (In: Esteban 2005), no artigo Avaliação e currículo no cotidiano escolar, consideram a importância da avaliação em toda discussão curricular e descrevem uma atividade de ensino-aprendizagem realizada por alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade do Rio de Janeiro. A atividade consistiu na pesquisa de contribuições culturais dos povos da Antiguidade Clássica à cultura ocidental e presentes na cidade do Rio de Janeiro, com a construção de folders que expressassem essa pesquisa. A avaliação dessa atividade foi desenvolvida por meio de relatórios de autoavaliação. No decorrer do trabalho, os alunos puderam incorporar novos saberes às redes de conhecimentos que já possuíam, incluindo conteúdos para além do “mínimo” proposto no programa oficial. De acordo com os autores, esses conhecimentos tecidos em rede, não disciplinarmente, mas por meio de processos singulares, múltiplos e imprevisíveis, podem ser compreendidos como
No texto “Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas” (In: Moran; Masetto; Behrens, 2000), Moran comenta que, assim como acontece com outras organizaçõe$s, o campo da educação está muito pressionado por mudanças. Acrescenta que a percepção da educação como caminho fundamental para transformar a sociedade abre um mercado gigantesco que está atraindo grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro, investindo nesse novo nicho. Em conformidade com essa realidade, no campo educacional, uma das áreas prioritárias de investimento, segundo Moran, é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para
No texto “Tecnologias e gestão do conhecimento na escola” (In: Vieira; Almeida; Alonso, 2003), Almeida comenta que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) começaram, na educação, como apoio, informatizando as atividades administrativas e, apenas mais tarde, elas passaram a ser adotadas no ensino e na aprendizagem.De acordo com essa autora, o uso inicial da tecnologia no campo da administração/gestão visava
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