Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: VUNESP x
#138238
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o excerto a seguir:
“Para não ser autoritária e conservadora, a avaliação terá de ser ________________, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos. [...] A avaliação educacional escolar como instrumento de ____________ [...] não serve em nada para a transformação; contudo, é extremamente eficiente para a conservação da sociedade, pela domesticação dos educandos.” (C. Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar)
Considerando a perspectiva do autor, assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas, na sequência correta

#138236
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que contém uma prática coerente com uma ação avaliativa mediadora, conforme a perspectiva de Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.

#138234
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As autoras do texto Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização, Rosimeire A. M. P. Ferreira e Telma F. Leal, defendem que um dos modos de garantir a proposta interdisciplinar é

#138231
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define como público-alvo da educação especial os alunos

#138229
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Conforme Nilma Lino Gomes, autora de Diversidade e currículo (In: BRASIL. Indagações sobre o currículo. Caderno 4), falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos

#138226
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o excerto a seguir:
“A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino _________________ e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.” (BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/04)
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna, conforme o texto original.

#138223
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Maria Carmem Barbosa, autora do texto Especificidades da ação pedagógica com os bebês, as propostas pedagógicas dirigidas a bebês devem ter como propósito garantir

#138220
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Pode-se dizer que a perspectiva vygotskyana dedica-se, entre outros temas, a compreender o desenvolvimento da linguagem como instrumento de pensamento e de comunicação. Em outros termos, tais usos podem ser descritos como intercâmbio social e discurso interior. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

#138216
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Solange Jobim e Souza, em Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, uma premissa coerente com o pensamento de Vygotsky acerca da relação entre desenvolvimento, pensamento e palavra é:

#138213
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que

#138210
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Tizuko M. Kishimoto, em seu texto Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, tematiza a relação entre o brincar livre e o brincar dirigido.
Assinale a alternativa que contém uma asserção correta, de acordo com a autora

#138207
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os jogos de regras atualmente comercializados, assim como os demais brinquedos, costumam indicar uma classificação etária. Se seguirmos as teorizações piagetianas, também é possível depreender uma classificação dos jogos conforme o desenvolvimento do juízo moral. Segundo Yves de La Taille (em Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão), as pesquisas de Piaget sobre os jogos de regras indicam que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas, na seguinte sequência:

#138206
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No livro Sala de aula interativa, o sociólogo Marco Silva aborda a relação entre as novas tecnologias e a educação, discutindo especialmente os desafios que a interatividade apresenta à prática pedagógica. Segundo o autor, considerando as mudanças produzidas pelos avanços tecnológicos, é correto afirmar que

#138205
Concurso
Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) determina que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constitui componente curricular obrigatório da Educação Básica. Incluem-se em tal componente curricular as seguintes linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. Antonio Flavio B. Moreira e Vera Maria Candau (autores de Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL. Indagações sobre o currículo. Caderno 3) apresentam um olhar crítico com relação ao modo como tais artefatos culturais devem ser abordados na escola, defendendo que

#136813
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Cargo
Professor de Educação Básica II - Educação Física
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A rotina de trabalho de um certo professor de Educação Física escolar consiste na realização de exames biométricos em seus alunos, na aplicação de testes de condicionamento físico (início, meio e fim do ano letivo) e na transmissão de conteúdos que mostram ao aluno as modificações no corpo humano decorrentes da prática do treinamento esportivo e da preparação para competições.
Essa rotina de trabalho caracteriza a tendência pedagógica da Educação Física denominada de