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1.Refletir sobre o trabalho do Assistente Social na política de educação requer, também, debater sobre a conjuntura da política de educação superior, a qual recebe influência das determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora seja garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei nº 9.394/1996, a educação brasileira é fortemente marcada por disputas societárias, tendo em vista que por muito tempo foi um bem cultural das elites dirigentes.
II. A reformulação da política de educação superior no Brasil apresentada desde 1960 é voltada para necessidades de qualificação de mão-de-obra para o trabalho para atender demandas produtivas.
III. As ações de reformulação do ensino superior no Brasil têm apresentado desde 1960 uma tendência à democratização do ensino voltado para a mudança, sendo comprometida politicamente com a classe trabalhadora.
Assinale
Iamamoto e Carvalho (2001) apontam três dimensões indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, a saber: competência ético-política, competência teórico-metodológica e competência técnico-operativa. Constitui-se como uma característica relacionada à competência teórico-metodológica
O equacionamento é uma atividade do planejamento e, no seu exercício, a função essencial do planejamento, enquanto instrumento técnico, é ampliar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de tomada de decisões, oferecendo elementos básicos da situação e necessidades, assim como elementos de juízo para apreciar as situações e dados para aferição das tendências e projeções futuras. Sob esta perspectiva,
Para Netto (1999, p. 105), os projetos profissionais, assim como os societários, devem ser constantemente difundidos, discutidos ao ponto que se tornem públicos para os demais segmentos sociais, para os demais profissionais da equipe, gerência, coordenações e chefia. A esse respeito, o autor aponta que, do ponto de vista profissional, o projeto
No que tange à dimensão investigativa do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Acerca das características da pesquisa qualitativa, assinale a alternativa incorreta.
No que tange à análise da atuação profissional do assistente social como trabalho e sua prática no âmbito de processos e relações de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
Se é verdade que a instrumentalidade insere‐se no espaço do singular, do cotidiano, do imediato, também o é que ela, ao ser considerada como uma particularidade da profissão, dada por condições objetivas e subjetivas, e como tal socio-históricas, pode ser concebida como
Acerca da relação entre Serviço Social e interdisciplinaridade, assinale a alternativa incorreta.
A Assistência Estudantil se configura como uma dimensão assistencial da Política de Educação, sendo, portanto, um campo de atuação do Assistente Social. Assinale a alternativa incorreta.
Na elaboração de projetos para o ensino superior, um dos itens relevantes é a exposição da previsão de recursos necessários à sua execução. Quanto à previsão desses recursos, assinale a alternativa incorreta.
Segundo a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a estrutura dos programas de ensino superior se configura em
Sobre a relação de gênero e educação, leia o texto a seguir: “Os movimentos sociais nascem da constatação de que as histórias das sociedades causaram distorções nesse direito a igualdade e que agora é necessário corrigi-las. Ao falar de gênero, essas distorções se dão, sobretudo, nos direitos e no respeito a homens e a mulheres – cis e transexuais. Parte das pesquisas realizadas por universidades e institutos de pesquisa observa como o gênero pode influenciar em diferentes aspectos da vida cotidiana: na renda, na expectativa de vida, no cotidiano do trabalho, andando na rua, na saúde mental e assim por diante [...] Um relatório da Unesco mostra que meninas e meninos ainda enfrentam diferenças nas provas de diferentes disciplinas. Elas se saem melhor em leitura e eles, em Matemática. Pesquisas apontam que as diferenças não se dão por algo natural, mas porque os meninos são mais encorajados a trabalhar com conhecimentos relacionados às ciências exatas”. (SOARES, W. Existe ideologia de gênero na Educação? 07 out 2018. Disponível: https://novaescola.org.br/cont... o tema, assinale a alternativa correta.
A educação brasileira está dividida em educação básica e educação superior. Quanto a essa configuração, analise as afirmativas a seguir:I. A educação básica é composta por educação infantil e ensino fundamental. II. O ensino superior contempla a formação a nível de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. III. A educação básica é composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.Assinale
No que diz respeito à educação superior, a LDB (Lei nº 9.394/1996) estabelece que a educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:
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