(1,0)
Os agentes infecciosos são também conhecidos pela designação de micróbios ou germes, como as bactérias, protozoários, vírus, ácaros e alguns fungos. Relacione a primeira coluna dos agentes etiológicos com a doença por eles causadas.
A - Entamoeba histolytica
B - Bordetella pertussis.
C - Trypanosoma cruzi.
D – Calymmatobacterium granulomatis
( ) doença de chagas.
( ) amebíase.
( ) donovanose.
( ) coqueluche.
A sequência correta é:
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Para a vigilância epidemiológica, todo paciente que apresente doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas: cefaleia, dor retroorbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias, além de ter estado, nos últimos quinze dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de Dengue, terá a seguinte definição de caso com a nomenclatura:
O transplante renal é uma alternativa de diálise para muitos clientes que têm doença renal terminal refratária às outras medidas terapêuticas. Esse procedimento pode ser necessário para se manter a vida de um cliente que sofreu perda traumática da função renal ou tem contraindicação para a diálise. São cuidados e enfermagem depois da cirurgia de transplante renal:
I. Observar sinais e sintomas de rejeição do órgão;
II. Se débito urinário maior que 100ml/h avisar a equipe médica, pois nesse período o ideal é permanecer anúrico até total cicatrização;
III. Monitore cuidadosamente o débito urinário;
IV. Examinar o local do transplante para verificar sinais de eritema, hipersensibilidade e edema.
Estão corretas:
O choque, que pode ser diferente na sua causa, afeta todos os sistemas corporais podendo se desenvolver de forma muito rápida ou lenta, dependendo da causa subjacente. Durante o choque, o organismo esforça-se para sobreviver, exigindo que todos os seus mecanismos homeostáticos restaurem o fluxo sanguíneo e a perfusão tecidual. O cuidado de enfermagem do paciente em choque requer uma avaliação sistemática contínua, pois, são urgências ou emergências médicas e além de cuidar dos pacientes através dos diferentes estágios de choque, a equipe de enfermagem deve adequar as intervenções ao tipo de choque com rapidez e precisão, pois existe uma classificação para cada tipo de choque. O choque que ocorre quando o volume sanguíneo é anormalmente deslocado na vasculatura, fazendo com que volume sanguíneo fique represado nos vasos sanguíneos periféricos é chamado de choque:
Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi cunhado o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Segundo esta Lei, os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base em alguns princípios tais como:
I. Universalização do acesso.
II. Eficiência e sustentabilidade econômica.
III. Controle social.
IV. Segurança, qualidade e regularidade.
As imunoglobulinas são anticorpos que reagem de forma específica ao antígeno que estimulou sua produção. Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas identificadas por letras, cada uma com diferentes funções . Estabeleça a correlação a seguir:
I – IgM
II – IgG
III – IgA
IV – IgD
V – IgE
( ) mediador das respostas de hipersensibilidade imediata (respostas alérgicas).
( ) presente em secreções externas, como por exemplo o leite materno, a saliva, a lágrima.
( ) mais prevalente no soro sanguíneo capaz de cruzar a barreira placentária permitindo a proteção materna ao recém-nascido.
( ) predominante na fase inicial de uma resposta imune, sendo eficiente para aglutinar bactérias e ativar complemento.
( ) encontrado no sangue, na linfa e na superfície dos Linfócitos B, está envolvido na ativação de linfócitos B.
A sequência correta de cada tipo de imunoglobulina e suas respectivas funções é:
O sistema hematológico é formado pelo sangue, órgão fluido, viscoso e vermelho. Composto por um conjunto de células de funções ordenadas que, ao ser bombeado pelo coração, percorre todo o organismo através de uma rede complexa de tubos fechados (vasos sanguíneos) que permitem o tráfego do sangue a todos os órgãos. A temperatura do sangue permanece ao redor de 38o C, e seu PH em torno de:
Segundo as orientações do MS presentes no manual de doenças infecciosas e parasitárias 8ª edição, o esquema de medicamentos no 1º (primeiro) dia, 2º (segundo) dia e 3º (terceiro) dia, respectivamente, recomendado para os casos de malária não complicada em pessoas de 1-3 anos com peso de 10 a 14kg será de:
X é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Apresenta-se como infecções subclínicas e/ou leves, até formas graves, fatais. Seu quadro típico tem evolução bifásica (período de infecção e de intoxicação). Tem como agente etiológico o vírus amarílico, arbovirus do gênero Flavivírus e família Flaviridae. X se refere à:
M.P.S de 8 anos encontra-se com quadro de Tricomoníase, O médico prescreveu para a criança Metronidazol de 130mg EV a cada 8 horas. Na farmácia da unidade, só há disponível Metronidazol 0,5% com 100ml de solução injetável. O volume que deverá ser administrado pelo técnico de enfermagem é de:
Os conselhos de enfermagem possuem a competência de fiscalizar as atividades profissionais, justificada pela natureza de direito público do Conselho.
Representa uma conduta proibida ao profissional de enfermagem:
Os seres humanos estão constantemente expostos a agentes infecciosos, como parasitas, bactérias, vírus e fungos e para se defender, o sistema imune atua de duas maneiras através da imunidade específica, que se desenvolve mais lentamente, e da imunidade inespecífica. Estabeleça a correlação entre os principais componentes da imunidade inespecífica e as definições a seguir.
A - barreiras físicas.
B - barreiras fisiológicas.
C - fatores séricos e teciduais.
( ) complemento, interferon.
( ) a pele e as mucosas.
( ) secreções das glândulas.
A sequência correta que define cada um dos componentes é:
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). De acordo com o calendário nacional de imunização, a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche), deverá ser administrada no seguinte esquema:
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. O HumanizaSUS aposta em inovações em saúde tais como:
I. Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos.
II. Aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos.
III. Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva do setor privado no processo de gestão.
IV. Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde.
De acordo com as definições do SUS, a atuação efetiva de cidadãos, conselheiros, gestores, profissionais e entidades civis nas formulações de políticas, na avaliação e na fiscalização de ações de saúde é reconhecida e denominada como:
Recuperar senha