(1,0)
Conforme Ferreira e Ries, o(a)___________________ coincide com as possibilidades da criança de andar, falar, manifestar interesses e controlar seus esfíncteres, em torno do segundo ano e terceiro anos de vida. É uma fase relacionada com as manifestações de dominação e submissão, organização e desorganização, busca de controle de si mesmo e do meio.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo Wadsworth, analise as assertivas abaixo: I. O uso precoce pela criança pré-operacional do lápis, do crayon e do pincel resulta nas garatujas, sendo que no início não há, por parte da criança, a noção de desenhar (representar) alguma coisa. II. Uma característica do pensamento operatório formal é a centração, ou seja, a criança diante de um estímulo visual tende a centrar ou fixar sua atenção sobre um número limitado de aspectos perceptuais do estímulo. III. Em torno dos 2 anos de idade (um pouco antes ou um pouco depois), a criança típica começa a empregar palavras faladas como símbolos, em vez de objetos. Um som (palavra) começa a representar um objeto. IV. A criança sensório-motora é inicialmente egocêntrica, pois ela não faz diferenciação entre ela como objeto e os outros objetos.Quais estão corretas?
Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?
Conforme Oliveira-Formosinho, analise a sentença abaixo: A documentação e a avaliação da aprendizagem das crianças devem ser conduzidas em um vácuo, como se estivéssemos observando processos isolados separados e independentes (1ª parte). Documentar e avaliar é se preocupar com descobrir e compreender os modos como as crianças atribuem significados a suas experiências de aprendizagem criando narrativas em processos comunicativos (2ª parte). A documentação e a avaliação devem ser contextualizadas e situadas tanto na práxis pedagógica específica como nas circunstâncias, identidades, contextos e culturas das crianças (3ª parte).Quais partes estão corretas?
De acordo com Craidy, os reflexos de moro e de sucção vigoroso e a preensão reflexa de objetos com as mãos estão presentes na criança de:
Conforme Craidy, quando falamos em crianças pequenas, devemos pensar em medidas preventivas, sendo assim, analise as seguintes assertivas, que apresentam exemplos dessas possíveis medidas, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.( ) Prender a chupeta por um barbante em torno do pescoço da criança. ( ) Deixar os babadores nas crianças na hora de dormir. ( ) Proteger adequadamente as tomadas elétricas e as janelas. ( ) Chavear as portas de entrada e saída. ( ) Permitir o livre acesso às áreas de serviço, como, por exemplo, a cozinha. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Zagury, a criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem-estar, o seu prazer. As consequências são muitas e frequentemente bem graves. São elas:I. Falta de concentração. II. Falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades. III. Desrespeito pelo outro. IV. Falta de persistência. V. Desinteresse pelos estudos. Quais estão corretas?
Conforme Zagury, o psicólogo Maslow disse que o homem tem uma série de “necessidades normais” que ele agrupou de forma hierarquizada. NÃO é uma das necessidades agrupadas por maslow:
De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Conforme Pacheco (2007), para uma resposta à diversidade dos alunos, a educação inclusiva pressupõe:
A existência de grupos étnicos minoritários e, também, a questão sobre as migrações internacionais têm influência e resposta no âmbito educativo. Ou seja, o pluralismo cultural provocou reações no meio educacional que resultaram em algumas ações, entre elas:
Em relação à organização da educação brasileira, é INCORRETO afirmar que:
Um erro acontece em algum momento na equipe da qual você faz parte. Quando essa situação acontece, o objetivo deve ser:
O estatuto da criança e do adolescente estabelece que:
Recuperar senha