(1,0)
Se um condutor deixar de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes, de acordo com o CTB, ele incorrerá em infração e penalidade de quais tipos, respectivamente?
Nilmar parou seu veículo afastado oitenta centímetros da guia da calçada (meio-fio), sendo notificado pelo agente fiscalizador, seguindo o preconizado no CTB, das respectivas infração e penalidade:
Ao avistar a seguinte placa de sinalização, qual manobra NÃO é permitida ao condutor?
A placa de sinalização a seguir adverte ao motorista que há, à direita:
Roberto deparou-se com um acidente de trânsito na via por onde trafegava. Pelo que pode observar, o fato aconteceu minutos antes dele chegar, pois nenhuma providência fora tomada. Lembrou-se dos seus estudos da cartilha de Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, da ABRAMET (2005), na qual aprendeu sobre a Sequência de Ações de Socorro. Primeiro, pediu a todos que mantivessem a calma. Os passos seguintes foram realizados por pessoas distintas:
• Flávio controlou a situação. • Ana verificou a situação das vítimas. • Ângela garantiu a segurança. • Lúcio realizou algumas ações com as vítimas. • Plínio pediu socorro.
Ordene as pessoas para que as ações sejam executadas na sequência correta, de acordo com as instruções da referida cartilha.
De acordo com a BNCC, a sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo às questões centrais do processo educativo. NÃO é uma dessas questões:
Segundo Moran, um dos caminhos mais interessantes de aprendizagem ativa é pela investigação (ABIn – Aprendizagem Baseada na Investigação). Os estudantes, sob orientação dos professores, desenvolvem a habilidade de levantar questões e problemas e buscam – individual e grupalmente, utilizando métodos indutivos e dedutivos – interpretações coerentes e soluções possíveis. Isso envolve pesquisar, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo. Os desafios bem planejados contribuem para mobilizar as competências desejadas, quais sejam: I. Intelectuais. II. Emocionais. III. Pessoais. IV. Comunicacionais.Quais estão corretas?
De acordo com Moran, a aprendizagem acontece nas múltiplas buscas que cada um faz a partir dos: I. Interesses. II. Curiosidade. III. Necessidades.Quais estão corretas?
Para Moran, a aprendizagem acontece em um ambiente social cada vez mais:
Segundo Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada:
Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:
De acordo com Bergmann, a metodologia da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a alguns desses benefícios.
Segundo Perrenoud, habilidades como: elaborar um projeto em equipe, representações comuns, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica e administrar crises ou conflitos interpessoais fazem parte da competência de referência:
Para Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para _______________, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.Quais estão corretas?
Recuperar senha