(1,0)
Com a Teoria da Firma e a compressão da Teoria da Produção no curto prazo pode-se analisar o comportamento dos fatores de produção, bem como seu rendimento para cada estágio de produção. Em relação à Teoria da Produção, é correto afirmar que:
Na Teoria da Firma é possível evidenciar a relação entre produção e custos no curto prazo. Logo, com essa relação entende-se o comportamento dos custos diante das variações das unidades produzidas. Para relação entre custos e produção avalie as seguintes assertivas:I. Quando o custo médio (CMe) é igual ao custo marginal (CMg) temos o menor CMe possível. II. A curva do custo marginal (CMg) é negativamente inclinada para todos os estágios de produção. III. O menor custo total (CT) irá ocorrer quando a produção marginal (PMg) é igual a zero. IV. O custo fixo médio (CFme) irá decrescer com os aumentos no volume de produção de total (PT).Agora assinale a alternativa correta:
Com análise sobre as estruturas de mercado compreende-se o comportamento dos ofertantes (produtores) em distintos mercados. Assim, na estrutura de mercado denominada de ____________________, um grupo pequeno de produtores domina maior parte do mercado (embora, existam outros produtores nesse mercado). Logo, nesse tipo de estrutura os produtores têm a capacidade de impor barreiras artificiais para evitar a concorrência.Complete a lacuna com a resposta correta:
Na Teoria da Firma temos as “curvas isoquantas” que representam as distintas combinações dos fatores de produção que geram uma mesma quantidade de unidades produzidas. Logo:
O estoque de moedas pode ser organizado por meio dos agregados monetários (M1, M2, M3 e M4). É sob essa organização que o Banco Central administra a oferta de moeda na economia para atingir seus objetivos de curto e longo prazo. Na economia brasileira, a disposição dos agregados monetários está intimamente ligada aos níveis de inflação na economia. Logo, pode-se afirmar que:
No modelo IS-LM a taxa de juros e renda são determinadas simultaneamente de tal forma que equilibram o mercado de bens e ativos na economia. A curva IS representa o equilíbrio do mercado de bens e a curva LM o mercado de ativos. E em relação aos movimentos das curvas IS-LM, marque V, para verdadeiro, e F, para falso.( ) Quanto maior a sensibilidade do investimento em relação a taxa de juros, mais inclinada a curva IS. ( ) A Curva LM será mais inclinada quanto menor a elasticidade da demanda por moeda em função da taxa de juros. ( ) Se a elasticidade-juro da demanda por investimento é baixa, a política monetária será menos eficaz.Agora marque a alternativa com a sequência das respostas corretas, de cima para baixo:
Com o modelo clássico e a Teoria Quantitativa da Moeda pode-se compreender elementos que envolvem a oferta agregada na economia, bem como os determinantes para a circulação de moeda. Logo, é possível afirmar que:
Considerando o modelo IS-LM – BP e os efeitos das políticas econômicas sobre a renda e a taxa de juros, pode-se afirmar que:
No artigo 170 da Constituição Federal de 1988, está previsto que o Governo Federal poderá intervir na economia por meio da sua política macroeconômica. Essa intervenção ocorre em muitas situações para que seja possível atingir os objetivos macroeconômicos. Dessa forma, em relação aos instrumentos de política macroeconômica, entende-se que:
Na economia brasileira, o Estado sempre teve uma representação ímpar no que tange o processo de desenvolvimento econômico, assim, para o “Setor Público” criaram-se alguns conceitos para mensurar as contas fiscais. Um desses conceitos é a Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP). Em relação à NFSP, marque V, para verdadeiro, e F, para falso.( ) Um aumento na taxa de juros nominal irá aumentar a NFSP no seu conceito nominal. ( ) Quedas sucessivas nas arrecadações tributárias contribuem para o aumento da NFSP. ( ) No conceito operacional da NFSP, considera-se a taxa de juros real. ( ) As variações da inflação não terão efeito para o cálculo da NFSP operacional.Agora marque a alternativa com a sequência das respostas corretas, de cima para baixo:
Segundo __________________, uma política fiscal com caráter expansionista e, que por esta razão realize reduções tributárias tem, via efeito multiplicador, um efeito positivo sobre o produto, uma vez que haverá uma elevação na renda disponível das famílias e, com isso, aumento na demanda agregada.Complete a lacuna com a resposta correta:
Uma das principais fontes de receita fiscal do governo são os impostos, porém, essa fonte de receita tem seus limites, segundo o estudo realizado pelo economista Arthur B. Lafer. Com o estudo deste economista surgiu a chamada curva de Lafer e, por meio dela, entende-se que:
A Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) é um tema que tem uma relevância singular na economia brasileira, visto atuação do Estado para geração de emprego e renda. Em relação a receita, déficit e dívida pública é correto afirmar que:
A expressão (M/P) = 0,5Y – 50r representa a demanda real por moeda (o Y é a renda real e “r” a taxa de juros). Além disso, sabe-se que a curva IS é representada por Y = 550 – 1000r. A renda de pleno emprego é $ 300 e o nível de preços se manterá igual a 1. Qual será o valor da oferta de moeda necessária para o pleno emprego?
O Produto e Renda na Economia é calculado por meio do “Sistema de Contas Nacionais”. Suponha os seguintes dados para contabilidade:Produto Interno Bruto (PIB): Consumo privado = $ 110 Investimento Privado = $ 45 Consumo e Investimento do Governo = $ 30 Exportações de bens e serviços = $ 15 Importações de bens e serviços = $ 10 Pagamento de juros da dívida interna = $ 5 Amortização da dívida externa = $ 40Considerando os dados apresentados, qual é o valor do PIB?
Recuperar senha