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#119919
Concurso
SET-RN
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Auditor Fiscal do Tesouro Estadual
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ESAF
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Auditoria
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(1,0)

O auditor externo, ao auditar entidade que controle outras empresas e que registre seus investimentos pelo método de equivalência patrimonial, tem responsabilidade sobre

#119918
Concurso
SET-RN
Cargo
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual
Banca
ESAF
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Auditoria
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(1,0)

O auditor, ao não solicitar carta de responsabilidade da administração à empresa auditada, não estaria atendendo

#119917
Concurso
SET-RN
Cargo
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual
Banca
ESAF
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Auditoria
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Para dimensionar se a empresa terá continuidade de suas atividades, o auditor deve avaliar se haverá normalidade nas operações da empresa pelo período de

#119916
Concurso
SET-RN
Cargo
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual
Banca
ESAF
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Auditoria
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de volume de transações e de demonstrações contábeis.

#119915
Concurso
SET-RN
Cargo
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual
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ESAF
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Auditoria
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No planejamento de auditoria, o auditor deve avaliar relevância em dois níveis:

#106306
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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Matérias Diversas
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O ruído aeronáutico decorre de eventos sonoros pelo movimento de aeronaves, ou outras atividades afins, tais como taxiamento e testes de motores. Aeródromos adotam diversas medidas de mitigação de ruído, mas também é necessário o zoneamanto do entorno para assegurar o convívio com a comunidade em um ambiente adequado. De acordo com o regulamento RBAC 161, o operador de aeródromo deve elaborar e aplicar um Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), composto por curvas de ruído, e por compatibilizações e incompatibilizações ao uso do solo, estabelecidas para as áreas delimitadas por essas curvas. Em relação ao PZR, assinale a opção incorreta

#106305
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
Banca
ESAF
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Matérias Diversas
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O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. A licença ambiental dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA). De acordo com a resolução CONAMA n. 237/1997, o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um Município, ou cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios, compete

#106304
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA instituiu a Resolução 01/1986, que estabelece que o licenciamento ambiental dependerá da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental ─ EIA ─ e respectivo Relatório de Impacto Ambiental ─ RIMA ─, inclusive no caso de aeroporto. Para atender ao Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, o CONAMA instituiu a resolução 470/2015, que estabelece procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de aeroportos regionais, considerados de baixo potencial de impacto ambiental. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que não seria um exemplo de documento com o qual o processo simplificado para ampliação dos aeroportos regionais deverá ser instruído:

#106303
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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A ANAC estabelece regulação para o planejamento, o projeto e a operação de aeroportos. Com base nos regulamentos RBAC 139, RBAC 154 e RBAC 153, analise os itens abaixo e assinale a opção correta. I. Operadores de aeródromos que tenham embarcado e desembarcado mais de um milhão de passageiros no ano anterior ao corrente devem ser titulares de Certificado Operacional de Aeroporto. II. Quando um aeródromo não atender às normas vigentes, poderá ser autorizada a adoção de procedimentos especiais pelo operador de aeródromo, que deverá elaborar e apresentar um Estudo Aeronáutico, indicando um nível de segurança operacional equivalente. III. Uma área de segurança de fim de pista (RESA) deve ser disponibilizada nas extremidades da faixa de pista, de toda pista construída até a data de publicação do RBAC 154, quando o número de código for 3 ou 4, ou o número de código for 1 ou 2 e a pista for do tipo por instrumento. IV. Para o atendimento à emergência aeroportuária, o operador aeroportuário deve prover e manter operacional um Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromo Civil (SESCINC), que poderá até ter um nível de proteção contra incêndio requerido (NPCR) com categoria abaixo da categoria da maior aeronave a ser operada com regularidade. Estão corretos apenas os itens

#106302
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento elaborado pelo operador de aeródromo, que estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela ANAC. Sobre o PDIR, assinale a opção correta.

#106301
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento elaborado pelo operador de aeródromo, que estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária, em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela ANAC. A caracterização atual da área de movimento do aeroporto consiste na apresentação das informações, elencadas no art. 3º da Resolução ANAC n. 153 de 2010, referentes à infraestrutura instalada no momento da elaboração do PDIR, de forma a identificar o atendimento aos requisitos de segurança operacional para a operação atual. Os itens a seguir constituem dados básicos para a caracterização atual, exceto:

#106300
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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Diversos fatores afetam a definição da geometria dos sistemas de pistas, com determinação da orientação, da localização e do número de pistas de pouso e decolagem de um aeródromo. Toda pista de pouso e decolagem deve incluir a sinalização horizontal de designação, disposta nas extremidades (cabeceiras) pavimentadas ou não. Acerca da geometria e sinalização de pistas, analise os itens abaixo, classificando-os como certos ou errados. A seguir, escolha a opção correta. I. A quantidade e a orientação das pistas deve ser tal que o fator de utilização do aeródromo (função da distribuição do vento) não seja menor que 75 por cento. II. O posicionamento e a orientação de uma pista devem ser tais que as trajetórias das aeronaves minimizem a interferência com áreas aprovadas para uso residencial e outras áreas sensíveis ao ruído aeronáutico, na vizinhança do aeródromo. III. O alinhamento de uma pista varia em função da topografia do local do aeródromo, suas aproximações e vizinhanças, e o número de pistas de pouso e decolagem em cada direção com o número de movimentos de aeronaves a ser realizado. IV. Se uma pista possibilitar operação com aproximação por instrumentos, o tráfego aéreo no entorno do aeródromo não restringe as operações das aeronaves. V. A sinalização horizontal de designação de pista de pouso e decolagem consiste necessariamente em um número de dois dígitos e uma letra. Estão corretos apenas os itens

#106299
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O projeto do terminal de passageiros de um aeroporto é influenciado pelos tipos de operação presentes e pelas características do mix de passageiros, que variam no tempo e exigem frequentes reconfigurações do terminal. O terminal é a conexão entre o lado ar e o lado terra. Em relação ao projeto do terminal de passageiros, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. O novo conceito de nível de serviço passa a ser definido não somente pela área disponível por passageiro na "hora-pico", mas considera também o tempo de espera. II. Um tempo estimado entre 10 e 20 minutos é considerado aceitável para o balcão de check in, com uma largura de fila de 1,4 a 1,6 metros. III. Um espaço acima de 2,3 m2/passageiro para a área de embarque pública é considerado superdimensionamento. IV. Um bom projeto do terminal de passageiros é suficiente para assegurar níveis de serviços satisfatórios. Estão corretos apenas os itens

#106298
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O projeto do terminal de passageiros de um aeroporto é influenciado pelos tipos de operação presentes e pelas características do mix de passageiros, que variam no tempo e exigem frequentes reconfigurações do terminal. O terminal é a conexão entre o lado ar e o lado terra. Em relação ao projeto do terminal de passageiros, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. O novo conceito de nível de serviço passa a ser definido não somente pela área disponível por passageiro na "hora-pico", mas considera também o tempo de espera. II. Um tempo estimado entre 10 e 20 minutos é considerado aceitável para o balcão de check in, com uma largura de fila de 1,4 a 1,6 metros. III. Um espaço acima de 2,3 m2/passageiro para a área de embarque pública é considerado superdimensionamento. IV. Um bom projeto do terminal de passageiros é suficiente para assegurar níveis de serviços satisfatórios. Estão corretos apenas os itens

#106297
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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ESAF
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O regulamento RBAC 107 visa garantir a integridade de passageiros, tripulantes, pessoal de terra, público em geral, aeronaves e instalações aeroportuárias, e proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita. Em relação aos requisitos aplicáveis aos terminais de passageiros, cargas e apoio, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. Áreas delimitadas pelo perímetro operacional (lado ar) dos terminais devem ser classificadas em Áreas Controladas (AC) ou Áreas Restritas de Segurança (ARS), de acordo com a avaliação de risco. II. O zoneamento de segurança do terminal de passageiros deve delimitar áreas (públicas e de segurança), bem como o fluxo de entrada, saída e circulação de passageiros e funcionários. III. O operador de aeródromo deve prover os recursos físicos necessários para a inspeção de bagagem despachada, incluindo bagagens de trânsito ou conexão, realizada pelo operador aéreo. IV. O operador de aeródromo deve prover os recursos físicos necessários para a inspeção de segurança de carga e mala postal realizada pelo operador aéreo, inclusive em instalações sob exploração exclusiva do operador aéreo. Estão corretos apenas os itens