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A organização de documentos em arquivos pode obedecer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico. A esse respeito, nas correspondências trocadas com outros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes: 1 - José de Oliveira - Lisboa 2 - Maria Albuquerque - Coimbra 3 - Manoel Ferreira - Aveiros 4 - Augusto Silveira - Porto Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:
Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:I - proveniência II - história da entidade III - origens funcionais IV - conteúdo V - tipos de materialEle observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:
Em arquivos de qualquer fase é importante reconhecer que documentos diplomáticos são os de natureza estritamente jurídica que refletem, na forma escrita, as relações sociais, legais, políticas e administrativas entre Estado e cidadãos. São, portanto, a quase totalidade dos documentos de arquivo. Nesse caminho, é fácil entender que o objeto da diplomática é a configuração interna dos documentos, o estudo jurídico das partes e dos seus caracteres, visando a aquilatar elementos importantes do documento, que são:
Todos os documentos de arquivo estão vinculados a um ciclo vital que compreende três idades. Na segunda idade, são mantidos os papéis que ultrapassaram seu prazo de validade jurídico-administrativo, e que ainda podem ser utilizados, mas apenas pelo seu
Para a organização de arquivos considerados históricos é muito importante saber que o papel envelhece, tornando-se amarelado e quebradiço, dependendo dos agentes agressores a que o documento esteja exposto. Pode acontecer o rompimento de polímeros e das pontes de hidrogênio que estão presentes na constituição da(o)
Em um depósito de arquivo com temperatura acima de 25 ºC e umidade relativa do ar acima de 60%, é comum o aparecimento de fungos, bactérias e seus esporos, que são transmitidos por contato e pelo movimento do ar. Os arquivistas conhecem esses elementos nocivos como
No que se refere à garantia do produto na aquisição de software para a automação de unidades de informação, mais do que estabelecer prazos para que o produto esteja funcionando em sua plenitude, é fundamental elaborar cláusula contratual que proteja a instituição e, em caso de falência, concordata ou mudança de ramo de atividade, que a empresa proprietária do produto seja obrigada a
Ao formato resultante da implementação no MARC II, que permite a inclusão de novos tipos de documentos ou formatos não convencionais, denomina-se
Um usuário, a partir de suas necessidades de informação, dá inicio ao processo de busca e recuperação da informação. O Bibliotecário de Referência, ao qual nesse momento cabe a responsabilidade de indexador, se vale da compreensão da demanda para trazer da base de dados, na forma do pedido de informação, a resposta mais adequada possível às necessidades desse usuário. Lancaster ressalta que são fatores importantes para essa atividade:
Qual dos serviços, no contexto das bibliotecas digitais, é constituído de numerosos serviços de informação especializados?
Os diretórios são obras que listam instituições e indivíduos que atuam numa determinada área de conhecimento, fornecendo endereços e formas de acesso às suas informações. O diretório considerado por Perkins e Perry como o mais autorizado e abrangente é o
A relação entre a necessidade de informação do usuário e as principais características de um bom sistema de recuperação da informação é impactada pela efetividade, pelo benefício e pela eficiência, que afetam diretamente os seguintes conceitos relacionados aos usuários:
Em nível internacional, o Geographical Abstracts; o Ecological Abstracts; o International Development Abstracts e o Geological Abstracts compõem a base de dados multidisciplinar, on line e em CD-Rom, chamada
O catálogo, cujas entradas são ordenadas de acordo com um plano lógico e incluem, além da descrição bibliográfica, informações críticas, bibliográficas e explicativas, sendo utilizado, comumente, na catalogação de livros raros, denomina-se
Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, a entidade que representa o produto do trabalho intelectual ou artístico, que implica a representação de todos os objetos físicos possuidores das mesmas características tanto de conteúdo intelectual como de forma física e que abrange diversos materiais como livros, manuscritos, mapas, filmes e kits de multimídia denomina-se
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