(1,0)
Assinale a afirmativa que justifica o fato de, até o século XVII, a região do atual Estado do Tocantins ser muito pouco conhecida.
A criação do Estado do Tocantins foi marcada por uma per- sistência política datada do século XIX e só concretizada pela Constituição Brasileira de 1988. O projeto de criação de mais um Estado da federação, apresentado e aprovado pelo Senado Federal, foi rejeitado duas vezes pelo então Presi- dente José Sarney que alegava a:
De Segurado a Siqueira o ideal a seguir Contra tudo e contra todos firme e forte Contra a tirania Da oligarquia, O povo queria Libertar o Norte' (Hino de Tocantins) Este trecho do Hino estadual está diretamente relacionado à história do Tocantins quando se refere:
A capital do Estado do Tocantins, Palmas, recebeu este nome em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede de um movimento separatista de grande repercussão, ocorrido entre 1821 e 1824. O fracasso deste movimento pode ser explicado, entre outros fatores, pela(s):
O povoamento da região do atual Estado do Tocantins foi tardio em relação a grande parte do Brasil e, ainda hoje, sua população representa apenas 0,7% da população brasileira. O início do efetivo povoamento do território se deveu:
Cada vez mais, o trabalho em equipe tem sido implementado nas organizações brasileiras como uma forma de aumentar a sua produtividade e o seu desem- penho. No entanto, a menor pressão da organização sobre o desempenho individual e a diluição das responsa- bilidades podem gerar, no grupo de trabalho, um fenômeno conhecido como
Considere as afirmativas a seguir acerca do conflito nas organizações. I - O conflito é uma ocorrência natural e inevitável nos grupos e nas organizações, podendo, se bem gerenciado, ser benéfico. II - O conflito de relacionamento se refere a discordâncias e divergências quanto à forma de realizar uma tarefa. III - O conflito é uma disfunção nos comportamentos de grupos nas organizações, resultando de falhas de comunicação. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
João implementou na sua empresa um plano de remuneração por habilidades (às vezes chamado também de remuneração por competências) que não utiliza o cargo que a pessoa ocupa como o fator determinante de sua categoria salarial. Como esse tipo de plano de remuneração pode motivar os seus empregados?
No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?
A Política Salarial de uma organização deve conter diretrizes que suportarão os seus gestores, por meio dos modelos disponíveis da estrutura salarial, para tomar decisões sobre as práticas, suas implementações e a manutenção do sistema de remuneração. O principal objetivo dessa Política é ser clara quanto à postura da empresa com relação ao mercado de trabalho. Para isso, as empresas normalmente fazem uso de pesquisas salariais, e algumas definições devem estar disponibilizadas, como
Um dos desafios da Gestão de Pessoas estratégica diz respeito ao gerenciamento do binômio qualidade de vida versus quantidade de vida. A quantidade de vida é o grau em que prevalecem valores como afirmação, aquisição de dinheiro e bens materiais e concorrência. A qualidade de vida é o grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o bem-estar dos outros. A respeito da qualidade de vida no trabalho, analise as afirmações a seguir. I - Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios. II - Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, a maioria delas acarreta a reformulação dos cargos. III - Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho. IV - Quando as tarefas são agrupadas, de modo que os empregados sintam que estão fazendo uma contribuição identificável, a qualidade de vida no trabalho pode aumentar de modo significativo. V - Os projetos de cargo que logram êxito consideram os elementos comportamentais para que os trabalhadores tenham uma alta qualidade de vida no trabalho. São corretas APENAS as afirmações
Entre as múltiplas aplicações tradicionais do sistema de informação de RH está a disciplina, condição por que as pessoas se conduzem de acordo com as regras e procedimentos de um comportamento aceitável pela organização. No que diz respeito ao processo disciplinar, qual das ações a seguir é INCORRETA?
Todo grupo de trabalho pode ser transformado em uma equipe?
Os Programas de Assistência aos Empregados (PAE) são criados de forma a apoiar os colaboradores na resolução de problemas pessoais que interferem no desempenho. O PAE requer o envolvimento de empregados (E) e supervisores (S), que devem I - disponibilizar as políticas e diretrizes da empresa; II - procurar ajuda objetiva diante de problemas relevantes; III - garantir confidencialidade de informações pessoais. É(São) ação(ões) específica(s) de empregado(s) e de supervisor(es) APENAS
Um funcionário apresentou ao seu chefe cinco possibilidades para desenvolver a flexibilidade dos planos de benefícios de sua empresa. Qual delas NÃO contempla esse objetivo?
Recuperar senha