Processando...

Questões comentadas UFGD de Geografia Diversas | 121284

#121284
Banca
UFGD
Matéria
Geografia Diversas
Concurso
UFGD
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

“Povos e povos indígenas desapareceram da face da terra como consequência do que hoje se chama, num eufemismo envergonhado, “o encontro” de sociedade do Antigo e do Novo Mundo. Esse morticínio nunca visto foi fruto de um processo complexo cujos agentes for am homens e microrganismos mas cujos motores últimos poderiam ser reduzidos a dois: ganância e ambição, formas culturais de expansão do que se convencionou chamar o capitalismo mercantil. Motivos mesquinhos e não uma deliberada política de extermínio conseguiram esse resultado espantoso de reduzir uma população que estava na casa dos milhões em 1500 aos parcos 200 mil índios que hoje habitam o Brasil. [...]. Durante quase cinco séculos, os índios foram pensados como seres efêmeros, em transição: transição para a cristandade, a civilização, a assimilação, o desaparecimento. Hoje se sabe que as sociedades indígenas são parte de nosso futuro e não só de nosso passado. [...]”. (CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 12-22)
Tabela I - População residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena – Brasil 1991/2010
1991 2000 2010 Total(1) 146.815.790 169.872.856 190.755.799 Não indígena 145.986.780 167.932.053 189.931.228 Indígena 294.131 734.127 817.963 Fonte: Censo 2010 | IBGE.
Tabela II - Proporção da população não branca em relação à população total por região do Brasil em 2010


Fonte: Censo 2010 | IBGE. *não branca (preta, parda, amarela e indígena). Organizadora das Tabelas: Marta Maria Azevedo. O censo e os povos indígenas. Disponível em: https://pib.socioambiental.org... base no fragmento de texto da autora Manuela Carneiro da Cunha, do livro “História dos Índios no Brasil” (1992), e nas tabelas I e II, considera -se:

Comentários da questão

  • - 14/11/2025 às 10:08

    Vamos analisar os dados e o texto com atenção:

    Do texto e das tabelas:

    • Tabela I (1991–2010) mostra que a população indígena cresceu de 294.131 (1991) para 817.963 (2010).
    • O total da população não branca (pretos, pardos, amarelos e indígenas) em 2010 representa 52,27% da população total, portanto maior que a população branca.
    • O crescimento da população indígena indica resiliência e contradiz ideias de aculturação completa ou desaparecimento.

    Analisando as alternativas:

    a) ✅ Correta.

    • Reconhece a maioria da população não branca (52,27%),
    • Destaca o crescimento da população indígena,
    • Alinha com a análise de Manuela Carneiro da Cunha sobre a resiliência dos povos indígenas.

    b) ❌ Incorreta. Fala que a população indígena diminuiu, o que contradiz a Tabela I.

    c) ❌ Incorreta. Confunde: fala que o aumento significativo foi da população não indígena, e menciona “formas homogeneizantes” e “extermínio”, o que não condiz com o censo de 2010.

    d) ❌ Incorreta. Afirma que a população indígena cresceu até alcançar a proporção da não indígena, o que é exagerado; os indígenas ainda representam menos de 1% da população.

    e) ❌ Incorreta. Fala que a população branca é maior que a não branca, o que contradiz os dados do censo (52,27% não branca).


    Resposta correta: a) Os resultados do Censo demográfico brasileiro IBGE (2010) apontam uma nova dinâmica entre a população branca e a população não branca. O Censo registrou que a população não branca é maior que a população branca, correspondendo a 52,27% da população total. Ainda, vislumbra-se o aumento significativo da população indígena, que contradiz as teses homogeneizantes da aculturação e tem demonstrado a resiliência dos povos indígenas.