A alternativa correta é a letra c):
c) Em corpos receptores de água, a amostragem deve ser feita, no mínimo, em dois locais: um acima e outro abaixo do ponto de lançamento.
✅ Justificativa:
Essa prática está alinhada com as diretrizes estabelecidas por normas como as da ABNT NBR 9898/1987 (Preservação e técnicas de amostragem de água) e também com os procedimentos de monitoramento de corpos hídricos definidos por órgãos ambientais (como a CONAMA e a ANA).
A coleta a montante (acima) do ponto de lançamento serve para estabelecer a condição de base (água sem interferência).
A coleta a jusante (abaixo) serve para verificar o impacto da carga poluente ou lançamento.
Essa abordagem é essencial para caracterizar a qualidade da água antes e depois da influência de despejos, como esgotos domésticos, industriais, ou outros efluentes.
❌ Análise das demais alternativas:
a) Pelo menos uma amostra em corpos de água receptoras deve ser coletada uma vez o mês.
🔻 Incorreta:
A periodicidade mínima recomendada varia conforme o objetivo da amostragem (monitoramento de qualidade, licenciamento, controle de poluição, etc.), e não existe um padrão fixo aplicável a todos os casos. Muitas vezes, pode ser mais frequente ou menos, dependendo da classe do corpo hídrico ou exigência do órgão ambiental.
b) Amostragens em cursos de água onde haverá captação para consumo humano devem ocorrer somente no ponto onde a captação ocorrerá.
🔻 Incorreta:
Embora o ponto de captação seja essencial, outras áreas ao redor também devem ser monitoradas, especialmente se houver fontes potenciais de contaminação nas proximidades. Limitar a coleta somente ao ponto de captação pode levar a diagnósticos incompletos.
d) Em reservatórios de captação, a coleta de amostras deve ocorrer próximas a curvas, margens internas e em pontos de estagnação, a fim de assegurar a homogeneidade.
🔻 Incorreta:
Pontos como curvas e áreas de estagnação tendem a representar situações anômalas e não refletem bem a qualidade geral da água do corpo hídrico. A amostragem deve ocorrer em pontos representativos e com fluxo, normalmente no centro da lâmina d’água, em diferentes profundidades, se necessário.
e) Amostragens para análises biológicas devem ser realizadas em pontos diferentes daqueles nos quais são feitas coletas para análises físico-químicas, a fim de evitar a presença de interferentes nas amostras.
🔻 Incorreta:
As coletas para análises biológicas e físico-químicas são geralmente realizadas nos mesmos pontos e até simultaneamente, justamente para permitir a correlação entre as condições físico-químicas da água e os organismos presentes. A presença de “interferentes” não impede as análises biológicas, desde que os frascos e métodos de coleta sejam adequados.
✅ Gabarito confirmado: c) Em corpos receptores de água, a amostragem deve ser feita, no mínimo, em dois locais: um acima e outro abaixo do ponto de lançamento.