Vamos analisar cada alternativa com base nos trechos apresentados:
a) O verbo “afeta”(trecho I) deveria estar conjugado na terceira pessoa do plural, tendo em vista que deve concordar com “certos traços de personalidade": ❌ Incorreta. O sujeito da oração é “a interação de certos traços de personalidade”, que é singular, portanto o verbo afeta está correto no singular.
b) A expressão “professor em Binghamton”(trecho I) é classificada sintaticamente como adjunto adnominal: ❌ Incorreta. “Professor em Binghamton” funciona como predicativo do sujeito (ou predicativo do nome) e não como adjunto adnominal.
c) A acentuação empregada no verbo “têm” (trecho II) se dá por conta de ser um vocábulo monossílabo tônico: ❌ Incorreta. O verbo têm leva acento porque é terceira pessoa do plural do presente do indicativo; não é monossílabo tônico (monossílabos tônicos acentuados têm regra diferente).
d) O parágrafo do trecho II é finalizado por um período conclusivo: ✅ Correta. A última frase “Contudo, atuando juntos, o neuroticismo parece moderar o efeito da consciencialidade.” apresenta conclusão sobre a interação entre os traços de personalidade, funcionando como período conclusivo.
e) A ocorrência de palavras acentuadas no trecho II tem um número maior para as oxítonas: ❌ Incorreta. Observando o trecho, a maioria das palavras acentuadas é paroxítona (como: tendência, adicção, consciencialidade), não oxítonas.
✅ Resposta correta: d) O parágrafo do trecho II é finalizado por um período conclusivo.