Vamos analisar cada afirmativa com base na literatura sobre interdisciplinaridade e fragmentação do conhecimento (Lück, Fazenda, Morin):
I.
“O desdobramento do conhecimento em disciplinas estanques teve seu início mediante uma objetivação da coisa conhecida, de maneira que o sujeito cognoscente pretendeu ver a realidade dissociada de si próprio.”
✔️ Verdadeira.
A fragmentação clássica do conhecimento parte de uma visão positivista e mecanicista, na qual o objeto de estudo é separado do sujeito que conhece.
II.
“A fragmentação em disciplinas produz uma disjunção do conhecimento em relação à vida humana e à condição social.”
✔️ Verdadeira.
Esse é justamente o problema da educação disciplinar: o conhecimento fica desvinculado da realidade social, cultural e existencial dos alunos.
III.
“A visão de realidade positivista que orientou o desenvolvimento de disciplinas ou áreas especializadas de estudo pressupõe que a verdade é absoluta, objetiva e existe independentemente do sujeito cognoscente.”
✔️ Verdadeira.
Essa é a base do positivismo clássico: conhecimento objetivo, absoluto, independente do sujeito, que fundamentou a estrutura disciplinar.
✅ Conclusão
Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta correta: d) I, II e III são verdadeiras.