(1,0) 1 -
Leia o texto crítico sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“A formação acadêmica de Brás é uma evidente sátira aos filhos da classe dominante brasileira do XIX, que buscam as novidades teóricas e políticas na Europa, não para adotá-las em seu país de origem, mas para usá-las como instrumento de legitimação e preservação de poder político e prestígio pessoal.” (SCARPELLI, Marli Fantini. “Pai contra mãe” de Machado de Assis: a negativa das negativas. In: Via Atlântica. Universidade de São Paulo, n. º 6, 2003, p.122).
O comentário crítico pode ser ilustrado com a seguinte passagem de Machado de Assis:
Vamos analisar o contexto do comentário crítico:
“A formação acadêmica de Brás é uma evidente sátira aos filhos da classe dominante brasileira do XIX, que buscam as novidades teóricas e políticas na Europa, não para adotá-las em seu país de origem, mas para usá-las como instrumento de legitimação e preservação de poder político e prestígio pessoal.”
O foco do comentário é a experiência acadêmica de Brás Cubas na Europa, mostrando como a elite brasileira estudava na Europa mais por prestígio do que por aprendizado efetivo.
Agora, analisando as alternativas:
a) Reflete sobre injustiça humana, mas não sobre a formação acadêmica de Brás. ❌ b) Brás desembarca em Lisboa e vai para Coimbra, estudando muito mediocremente, mas obtendo o grau de bacharel. Isto ilustra perfeitamente a sátira à formação acadêmica da elite. ✅ c) Reflete preocupação do pai com o comportamento de Brás, mas não sobre a sátira acadêmica. ❌ d) Fala sobre sonhos e ideias políticas, mas não sobre a formação universitária ou crítica à elite. ❌
Recuperar senha