O ChatGPT disse:
A questão trata das ideias de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos, que são amplamente discutidas por Corsino (2007) no contexto da ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos.
Segundo Vygotsky:
Os conceitos espontâneos são aqueles que a criança constrói no cotidiano, com base em suas vivências práticas, experiências informais e interações sociais fora da escola (ex.: família, brincadeiras, observações do mundo).
Os conceitos científicos são aqueles adquiridos em contextos de ensino formal, com mediação intencional do professor, linguagem formalizada e reflexão sistematizada.
O desenvolvimento dos conceitos científicos apoia-se nos conceitos espontâneos já formados. Há uma inter-relação entre ambos, e a escola deve promover essa articulação.
Análise das alternativas:
a) ✅ Correta
“São construídos cotidianamente pela ação direta das crianças sobre a realidade experimentada e observada por elas, e os conceitos científicos são construídos em situações formais de ensino-aprendizagem.”
✔️ Resume exatamente a visão de Vygotsky sobre os dois tipos de conceitos e sua origem.
b) Parcialmente correta, mas incompleta e sem detalhar o papel da ação da criança.
c) Traz uma ideia próxima, mas reduz o conceito espontâneo à relação com a família, o que não contempla toda a vivência da criança.
d) ❌ Inverte os conceitos: conceitos espontâneos surgem fora da escola, não na educação formal.
e) ❌ Errada — Vygotsky não associa diretamente o desenvolvimento de conceitos a uma maturidade biológica, mas sim à mediação social e ao processo histórico-cultural.
✅ Resposta correta:
a) são construídos cotidianamente pela ação direta das crianças sobre a realidade experimentada e observada por elas, e os conceitos científicos são construídos em situações formais de ensino-aprendizagem.