A obra de Fontana (1996), ao discutir a gênese social da conceitualização, está fortemente alinhada às ideias do psicólogo soviético Lev Vygotsky, que enfatiza o papel da interação social e da linguagem (signos) no desenvolvimento cognitivo.
Segundo essa perspectiva, o conhecimento e a atividade mental da criança não são inatos nem apenas resposta a estímulos, mas construídos socialmente, através de:
interação com outras pessoas (pares e adultos)
uso de signos e ferramentas culturais (como a linguagem)
Análise das alternativas:
a) determinada pelos fatores genéticos
❌ Incorreto — essa visão é mais ligada ao inatismo, que não é o foco da teoria sociocultural de Fontana/Vygotsky.
b) condicionada pelas relações familiares
❌ Incorreto — embora a família seja importante, o conceito vai além dela, incluindo pares e cultura.
c) determinada pelos estímulos do meio ambiente
❌ Incorreto — essa é uma visão behaviorista (estímulo-resposta), que não contempla a mediação social.
d) ✅ mediada socialmente pelos pares e pelos signos
✔️ Correto! — Essa é exatamente a ideia central de Fontana/Vygotsky: o conhecimento é construído socialmente, por meio da linguagem e da interação com outros.
e) determinada pelas relações familiares
❌ Repetição da alternativa b), incorreta.
✅ Resposta correta:
d) mediada socialmente pelos pares e pelos signos.