Processando...

Questões comentadas Prefeitura de São Paulo-SP de Enfermagem | 50740

#50740
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Entre os cuidados de enfermagem na administração de medicação, por via enteral, destaca-se:

Comentários da questão

  • - 14/10/2025 às 21:06

    O enunciado fala sobre cuidados de enfermagem na administração de medicação por via enteral.

    O gabarito oficial indica: c) manter a sonda fechada, cerca de 30 minutos, após administração, para que haja tempo na absorção do medicamento.

    📌 Explicação do gabarito:

    Após a administração de medicamentos via sonda enteral, algumas referências indicam que é recomendado manter a sonda fechada ou suspender a alimentação por um período (geralmente 20–30 minutos).

    O objetivo é permitir que o medicamento permaneça no estômago/intestino e seja absorvido corretamente, sem ser “lavado” imediatamente pela alimentação ou soluções.

    ⚠️ Observações importantes:

    A salinização da sonda (lavagem com soro) continua sendo prática recomendada para evitar obstrução, mas não substitui a necessidade de aguardar o tempo de absorção do medicamento.

    Em provas, muitas vezes o gabarito segue a recomendação do protocolo do SUS ou literatura do manual de enfermagem, que prioriza tempo de absorção sobre lavagem, para fins de avaliação teórica.