Vamos analisar com atenção o conceito de "tematização da prática" proposto por Sanches e Weisz (2006):
Essas autoras propõem que a prática docente seja objeto de reflexão sistemática e crítica, transformando o cotidiano da sala de aula em um campo de estudo e formação. A “tematização da prática” significa olhar para a prática docente como um objeto de análise, que pode ser descrito, documentado, pensado e reconstruído de forma colaborativa e reflexiva.
Análise das alternativas:
a) Inventariar as dificuldades e lacunas de formação dos professores...
→ Foco na carência e correção externa. Não corresponde ao que as autoras propõem com “tematizar a prática”.
b) Um processo de reflexão, um instrumento de formação que documenta a prática docente para olhar para ela como um objeto sobre o qual se pode pensar.
→ Correto. Essa alternativa está completamente alinhada com a ideia de tematizar a prática como forma de reflexão crítica e transformação.
c) Gravar vídeos de aulas-modelo...
→ Trata-se de uma técnica instrucional e prescritiva, não de tematização reflexiva da prática.
d) Disponibilizar material teórico... a ser explorado com a assistência do coordenador.
→ Isso diz respeito ao estudo teórico, mas não à análise reflexiva da própria prática.
e) Aplicar, com a ajuda de especialistas, a teoria construtivista...
→ Refere-se à aplicação de teoria específica, não à análise crítica da prática vivida pelos próprios professores.
✅ Resposta correta:
b) um processo de reflexão, um instrumento de formação que documenta a prática docente para olhar para ela como um objeto sobre o qual se pode pensar.