Vamos analisar cada alternativa com base no que Selma Garrido Pimenta defende sobre a construção e transformação dos saberes e fazeres docentes:
a) Continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação, instrumentalizando-se teoricamente para interpretar, no cotidiano escolar, os problemas que enfrentam ao ensinar.
Embora a formação continuada seja importante, a autora enfatiza mais a investigação a partir da própria prática e saberes múltiplos do professor, não apenas a formação formal acadêmica.
b) Gestão democrática no desenvolvimento do currículo, liberando os professores de vencerem volumes de programação para poderem pesquisar suas práticas.
A gestão democrática é importante, mas a ênfase da autora é na capacidade do professor de investigar sua prática com base em saberes diversos, não apenas na gestão.
c) Incorporação, pelo projeto político-pedagógico escolar, da dimensão investigativa do trabalho dos docentes, impondo, a estes, o esforço para desenvolvê-la com eficiência.
Impor esforço não é o ponto principal; trata-se de mobilizar saberes e a experiência do professor, não de uma imposição.
d) Mobilização da tríade: dos saberes da área específica, dos saberes pedagógicos e dos saberes da experiência, nos quais se fundamenta o saber do professor.
Essa alternativa está de acordo com a visão de Selma Garrido Pimenta, que destaca que o saber do professor se baseia nessa tríade para que ele possa investigar e transformar sua prática.
e) Colaboração e do envolvimento dos setores técnicos das secretarias de educação e dos pesquisadores das universidades públicas que formam professores para a Educação Básica.
Colaboração é importante, mas a autora enfatiza o papel ativo do professor em mobilizar seus próprios saberes.
Resposta correta:
d) mobilização da tríade: dos saberes da área específica, dos saberes pedagógicos e dos saberes da experiência, nos quais se fundamenta o saber do professor.