Analisando o enunciado e o conteúdo da obra de Imbernón (2002) sobre formação continuada centrada na escola, o ponto-chave é que a formação docente na escola deve ser um processo ativo, reflexivo e colaborativo, onde os professores constroem suas próprias soluções a partir da prática.
Vamos analisar as alternativas:
a) na reflexão deliberativa e na pesquisa-ação, mediante as quais os docentes elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas práticos com que se defrontam.
Essa alternativa está alinhada com os conceitos da formação continuada crítica e reflexiva defendida por Imbernón.
b) num conjunto de papéis e funções que são aprimorados mediante normas e regras técnicas elaboradas pelos órgãos superiores à escola e pelo diretor da unidade de ensino.
Isso representa um modelo burocrático e tecnicista, distante da visão reflexiva e autônoma.
c) nas orientações apresentadas pela equipe de gestão da escola, tendo em vista a eficácia e a eficiência no alcance de 100% das metas relacionadas ao sucesso de todos os alunos.
Foca em metas gerenciais, não no processo formativo.
d) num paradigma que aposta em valores e princípios como os de independência, isolamento, autodeterminação, autocrítica, atualização profissional, iniciativa e competitividade.
O isolamento não é um valor desejável no processo de formação continuada.
e) numa sequência de ações agrupadas em cinco fases que se destinam ao diagnóstico, à preparação de materiais instrucionais, à aplicação do plano, à avaliação e ao replanejamento.
Esse é um modelo de planejamento instrucional, não especificamente a formação centrada na escola.
Resposta correta:
a) na reflexão deliberativa e na pesquisa-ação, mediante as quais os docentes elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas práticos com que se defrontam.