Processando...

Questões comentadas Prefeitura de Rio Claro-SP de Pedagogia | 136708

#136708
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Hélio inscreveu-se para o concurso de diretor de escola do Município de Rio Claro. Leu a obra de Imbernón (2002), indicada no edital desse concurso, e encontrou, em um dos capítulos, contribuições sobre o tema: a unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento voltado para a qualificação da ação docente. De acordo com a obra examinada, concluiu, corretamente, que a formação de professores centrada na escola baseia-se

Comentários da questão

  • - 21/06/2025 às 15:55

    Analisando o enunciado e o conteúdo da obra de Imbernón (2002) sobre formação continuada centrada na escola, o ponto-chave é que a formação docente na escola deve ser um processo ativo, reflexivo e colaborativo, onde os professores constroem suas próprias soluções a partir da prática.

    Vamos analisar as alternativas:

    a) na reflexão deliberativa e na pesquisa-ação, mediante as quais os docentes elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas práticos com que se defrontam. Essa alternativa está alinhada com os conceitos da formação continuada crítica e reflexiva defendida por Imbernón.

    b) num conjunto de papéis e funções que são aprimorados mediante normas e regras técnicas elaboradas pelos órgãos superiores à escola e pelo diretor da unidade de ensino. Isso representa um modelo burocrático e tecnicista, distante da visão reflexiva e autônoma.

    c) nas orientações apresentadas pela equipe de gestão da escola, tendo em vista a eficácia e a eficiência no alcance de 100% das metas relacionadas ao sucesso de todos os alunos. Foca em metas gerenciais, não no processo formativo.

    d) num paradigma que aposta em valores e princípios como os de independência, isolamento, autodeterminação, autocrítica, atualização profissional, iniciativa e competitividade. O isolamento não é um valor desejável no processo de formação continuada.

    e) numa sequência de ações agrupadas em cinco fases que se destinam ao diagnóstico, à preparação de materiais instrucionais, à aplicação do plano, à avaliação e ao replanejamento. Esse é um modelo de planejamento instrucional, não especificamente a formação centrada na escola.

    Resposta correta:

    a) na reflexão deliberativa e na pesquisa-ação, mediante as quais os docentes elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas práticos com que se defrontam.